Novo Toyota Corolla fica mais sério para o mercado europeu
Lançamento tem desenho um pouco diferente do seu par americano
Depois de ser apresentado ao mundo dia 6 de junho em Santa Monica, na California, o novo Corolla também foi apresentado na Europa, onde também é vendido. Mas, diferente do que seria esperado, o lançamento não foi na Inglaterra, na Alemanha ou em outro país que ele normalmente seria apresentado.
O lançamento se deu na Turquia – mais precisamente em Istambul – propositalmente, onde o sedã será produzido para o mercado europeu juntamente com a Corolla Verso na planta de Sakarya. E, como era de se esperar, o modelo europeu guarda diferenças para o americano. Para o mercado brasileiro, onde o novo Corolla deve chegar já no ano que vem, a base deverá ser do europeu.
As maiores diferenças para o americano ficam justamente na dianteira e na traseira, onde o europeu teve maior influência do Furia Concept. Tal qual foi mostrado antes, estão lá as linhas integradas de grade e faróis, e as lanternas traseiras mais alongadas. No mais, as carrocerias são bastante similares.
Por dentro, também há algumas diferenças para o americano, mas nada muito fora do comum. Painel de instrumentos, sistema de ar-condicionado e a ausência do relógio na porção central do painel diferem os Corollas europeu e americano. Quanto à motorização, nada divulgado, mas espera-se que ele compartilhe a mesma mecânica dos Auris Hatchbkack e Wagon, dos quais ele divide a plataforma.
Enquanto isso, nos Estados Unidos...
Como já foi dito por aqui, o americano foi apresentado dia 6. E as mudanças do design dele na terra do Tio Sam receberam outras influências além do Furia Concept. O estilo replicou muitas coisas do sedã grande Avalon, que é vendido por lá. Detalhes no exterior, como a porção inferior da grade e os faróis com LEDs, e no interior, com um painel mais sofisticado que a geração anterior, foram as inspirações vindas da alçada superior na hierarquia da marca.
Ao contrário do europeu, existem informações técnicas a respeito do novo Corolla. Ele ficou 10 cm mais longo, 1,6 cm mais largo e 1 cm mais baixo. O entreeixos agora alcança bons 2,70 m. A construção foi feita empregando – de acordo com a Toyota – ligas de aço de alta resistência para manter o peso total abaixo dos 1.315 kg.
Em termos de motorização, o Corolla americano conta com duas unidades propulsoras, ambas 1.8. Uma produz 132 cv de potência e 17,7 kgfm de torque e equipará as versões LE e S, e a outra produz 140 cv e 17,4 kgfm para nova versão Eco. Em termos de transmissão, há três opções: uma manual de seis marchas para as versões LE e S, uma automática de quatro marchas (sim, a Toyota insiste nela...) e uma CVT de sete velocidades, que é disponível para todas as versões do carro (LE, S e Eco).
Equipamentos de série incluem oito airbags, faróis baixos de LED e sistema bluetooth, tanto para conexão com celulares quanto para o áudio do carro. Ainda não há estimativa de preço no mercado americano, mas o sedã deve ficar na faixa de preço do arqui-rival Civic e de outros concorrentes como Dodge Dart, Ford Focus Sedan e Kia Forte (Cerato, no Brasil).