Citroën apresenta o novo C4 Grand Picasso
Versão de sete passageiros está tão grande quanto um C8
Flagrado de perto sem qualquer camuflagem semanas atrás, o novo Citroën C4 Grand Picasso foi, enfim, revelado ao mundo. A versão mais longe segue bastante a nova geração do Citroën C4 Picasso, cujas vendas na Europa começaram há pouco, mas é mais longa: o comprimento passa de 4,43 m para 4,59 m para poder acomodar mais dois passageiros na terceira fileira de assentos.
Com 4,59 metros de comprimento, 1,83 de largura, 1,63 metros de altura, o Grand C4 Picasso mantém as mesmas dimensões da anterior geração, mas com a adoção da plataforma modular EMP2, sua distãncia entre-eixos aumentou para os 2,84 metros – são dois centímetros a mais longa que a enorme e saudosa Citroen C8. E mesmo assim, está, em média, 60 kg mais leve.
A capacidade do porta-malas também aumentou. Há entre 645 e 700 litros, no caso, estando a segunda fila de bancos avançada ao máximo.
Otimista, a Citroën garante que o C4 Picasso será o primeiro monovolume com um motor de combustão a conseguir emissões de CO2 abaixo da barreira dos 100 g/km. A versão Diesel e-HDi 90 Airdream, quando acoplada à nova caixa automática de seis velocidades, tem consumo de 26,3 km/l e emissões 98 g/km de CO2. Os outros motores são o Diesel e-HDi de 115 cv e 27 kgfm de torque, com consumo misto de 25 km/l e o novo BlueHDI de 150 cv.
As versões a gasolina são os já conhecidos motores de 1,6 litros: VTi de 120 cv e 16 kgfm e o THP de 156 cv e 24 kgfm. É com este último que o modelo desembarcará no Brasil, mas isso só acontecerá no final do ano que vem.