Primeiras imagens do Peugeot 308 2014
Resolveram manter o nome, mas em compensação o carro mudou muito
A Peugeot marcou para hoje a apresentação oficial da segunda geração do 308. Isso porque a fabricante francesa congelou o nome de seus carros, deixando somar mais 1 no número a cada geração. Em compensação as primeiras imagens do novo hatch que vazaram antes da hora revelam o quanto ele evoluiu.
Ao que parece a Peugeot foi buscar na Alemanha sua equipe de desenvolvimentos. Há traços da escola alemã por todos os lados, desde as linhas bem definidas do exterior até o interior, limpo, com poucos botões e boa ergonomia. Está na cara que seu alvo é o Volkswagen Golf.
Em geral as formas do hatch médio francês seguiram o crossover 2008, que também possui farois recortados e lanternas na forma de “C” invertido. A grade dianteira, no entanto, é mais estreita e discreta. A coluna C continua larga mas a traseira deixou de ser saliente, uma característica que vinha desde o 306.
O sucesso do 208 no mercado europeu talvez tenha servido de estímulo para a Peugeot adotar a mesma disposição do quadro de instrumentos, em posição mais elevada do painel, acima do volante, que também tem diâmetro menor. Isso somado ao conta-giros que sobe no sentido contrário são algumas da excentricidades do novo 308. Coisa de carro francês. Mas este console central limpo é coisa de carro alemão. Destaque para a central multimídia com tela de 7 polegadas, que concentra até mesmo os comandos do ar-condicionado.
Em termos técnicos a novidade é o uso da plataforma modular EMP2, que estreia na Peugeot. Ela já é usada pela nova geração do Citroën C4 Picasso e, sozinha, promete uma redução no peso do modelo na ordem de 70 kg.