Porsche divulga mais detalhes do 918 Spyder…
…E garante que ele é mais rápido que a Ferrari LaFerrari
Nem sempre o fato de um carro ser mais potente que outro significa que ele é mais rápido. A Porsche quer provar isso. Esta semana, ao divulgar mais detalhes a respeito do 918 Spyder, a fabricante alemã afirmou que, apesar de seu novo superesportivo ter 887 cv, menos que os 963 cv da LaFerrari e dos 916 cv do McLaren P1, ele será mais rápido nas pistas e nas estradas.
A afirmação, para muitos polêmica, foi dada por James Eastwood, responsável de produto da Porsche, à revista Car Magazine. Tamanha convicção é baseada na tecnologia usada pelo 918 Spyder. Equipado com um conjunto motriz híbrido, composto por um motor a gasolina e dois motores elétricos, um em cada eixo, o 918 Spyder anuncia agora uma potência máxima de 887 cv, 110cv a mais do que o inicialmente anunciado. Do total, 608 cv pertencem ao motor V8 de 4,6 litros aspirado (sem turbo ou compressor), que pode chegar a até 9150 rpm. A potência é de aproximadamente 133 cv/litro. A transmissão é a automatizada PDK, de dupla embreagem e sete relações.
A grande diferença é que o 918 Spyder é um híbrido plug-in, ou seja, pode ser recarregado em tomada, em até quatro horas, através de um carregador universal da Porsche. Uma carga rápida de 25 minutos é outra opção. As baterias podem contribuir com o peso. O 918 Spyder pesará cerca de 1640 kg quando com o pacote Weissach, que o torna mais leve, em virtude da utilização de materiais tais como plástico reforçado com fibra de carbono. A versão normal deverá pesar cerca de 1700 kg.
Isso não impede a afirmação de Eastwood de ser real. Os números divulgado para o Porsche 918 Spyder são realmente animadores. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 2,8 segundos e a velocidade máxima é de 341 km/h. Ferrari e Mclaren anunciam para LaFerrari e P1 uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos, algo um tanto vago. A velocidade máxima varia entre os 341 km/h anunciados para o LaFerrari e os 350 km/h (limitados eletronicamente) do P1.
O Porsche 918 Spyder tem cinco modos de operação: E-Power (que permite andar 30 km em modo elétrico), Hybrid (com funcionamento alternado entre o motor de combustão e elétrico), Sport Hybrid (os motores elétricos estão disponíveis para dar um “apoio moral” ao motor a gasolina para garantir melhor performance) e Race Hybrid (com motores elétricos trabalhando a força total para garantir todo o desempenho do carro). E ainda tem o botão “Hot Lap” que ao ser acionado despeja a energia acumulada nas frenagens para ajudar o carro a ir contra o tempo em pistas.
Apreciando o carro com moderação ainda é possível obter o consumo de 30,3 km/l.
A produção do Porsche 918 Spyder terá início em setembro. Os preços partem de 770 mil euros, podendo chegar a 840 mil euros com o pacote Weissach. A produção será limitada a 918 unidades.