Expedição Etios – Parte 3

O trecho mais extenuante e o destino mais bonito até agora

DSCN0597 
Data: 17/05
Trecho: Conceição da Barra (ES) – Trancoso (BA)

O dia de hoje começou cedo. Antes das sete horas da manhã a maioria da equipe já havia tomado café da manhã e despachado as malas. Pouco após as oito, todos nós estávamos na estrada.

DSCN0598
Dessa vez assumi o comando de um dos Etios hatch – diferentemente dos dois dias anteriores, quando dirigi a versão sedã. O percurso a ser percorrido era de 380 km, mas devido a algumas imprecisões do GPS do carro (e isso aconteceu com todo o comboio), acabamos rodando mais de 400 km no dia.

Até aqui,  completamos o primeiro terço dos cerca de 3 mil km da viagem.

Apesar de estarmos, por enquanto, a apenas três dias na estrada, o dia de hoje é sério candidato a ser considerado o percurso mais extenuante de toda a Expedição. Durante praticamente todo o trecho percorrido, os Etios foram bastante exigidos, das mais diferentes maneiras. Logo nos primeiros quilômetros um cachorro se jogou entre os carros do comboio e, por muito pouco não aconteceu um acidente.

DSCN0593Vale ressaltar aqui a valiosa ajuda do sistema ABS (dotado de EBD) dos freios, que evita o travamento das rodas em freadas de emergência, permitindo desvios controlados de trajetória – vale notar também que a configuração de entrada do Etos hatch, com motor 1.3, não conta com esse dispositivo de segurança. Alguns quilômetros depois, foi a vez de o tráfego de caminhões aumentar consideravelmente, gerando situações de perigo. De fato, em determinados momentos as ultrapassagens se tornaram bastante difíceis.

Além disso, a BR-101, nesse trecho se mostrou mais desafiadora tanto para os condutores quanto para os veículos, com curvas fechadas, subidas íngremes – a ponto de exigirem reduções de duas marchas – e descidas que obrigavam a frear com força.

Novamente a elasticidade do motor 1.5 mereceu destaque, assim como a leveza da direção elétrica. A suspensão também tem se mostrado eficiente, oferecendo boa estabilidade mesmo nos trechos mais truncados (com um comportamento mais próximo do neutro em curvas). E outro aspecto que tem agradado é o bom isolamento acústico, para um compacto.

Fato é que, até agora, o Etios tem surpreendido cada vez mais a todos os motoristas durante a viagem.DSCN0582
Mas, como nem tudo são flores, algumas ressalvas já podem ser feitas. E a maior delas se refere ao quadro de instrumentos: a posição do velocímetro e do conta-giros no centro do painel causa grande desconforto visual. Além de desviar muito a visão da estrada, os ponteiros estão afastados da escala, dificultando uma leitura precisa da velocidade e das rotações do motor. A leitura fica particularmente prejudicada em dias de sol forte, quando é quase impossível enxergar a posição dos ponteiros vermelhos.

A viagem até Trancoso reservou ainda um passeio de balsa – após um dos erros na rota apontada pelo GPS para o destino. Como recompensa após a viagem mais extenuante até agora, iremos conhecer as belas praias da cidade, onde ficaremos até a tarde do dia 18, quando devemos levantar acampamento e seguir a viagem até Ilhéus – o que deve somar mais 310 km no hodômetro.

Parte 1Parte 2Parte 3Parte 4

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme