BMW apresenta a terceira geração do X5
SUV está mais leve, eficiente e, principalmente, bonito
Apesar de só chegar ao mercado europeu após o Salão de Frankfurt, em setembro, o novo BMW X5 já está sendo apresentado. Agora em sua terceira geração, ele ganhou design completamente repaginado e adequado aos outros carros da marca, e ainda possui boas novidades a nível mecânico, como os novos motores diesel de quatro cilindros, na versão 25d, que é também a primeira que conta apenas com tração traseira.
Usando a mesma plataforma do Série 5, que também servirá para o novo X6, o novo X5 está entre 100 e 200 kg mais leve, dependendo da motorização, e mais eficiente. Principalmente com o novo motor diesel de quatro cilindros, mesmo motor utilizado pelo Série 3, no 325d, que gera 218 cavalos e 450 Nm de binário máximo. E a tração é traseira, novidade para o Série 5. Mas esta versão só será lançada no ano que vem.
De início estarão disponíveis as versões xDrive30d, com um motor de seis cilindros turbodiesel que gera 258 cv, o xDrive50i com um V8 a gasolina de 450 cv e o potente M50d, equipado com o tri-turbodiesel de 381 cv. No intuito de tornar o comportamento do carro mais esportivo estarão disponíveis o M Sport pack ou o pack Performance, opcionais.
Também pela primeira vez, o modelo oferece dois lugares adicionais na traseira. A capacidade da bagageira, só com duas filas de bancos, cresceu para 650 litros.
Em matéria de design, a nova geração X5 mantém seu estilo original, sem passar por uma grande revolução, como é tradicional na casa alemã. As principais diferenças encontram-se nos contornos retos e ao redor dos faróis dianteiros, o vinco que percorre os flancos está agora mais evidente e passa a existir uma entrada de ar lateral – os Air Breathers.