Volkswagen Saveiro 2014 tem preços partindo de R$ 33.490
Picape recebe identidade global da Volkswagen
Passados 9 meses desde o lançamento de Gol e Voyage reestilizados, chega ao mercado a versão reestilizada da pick-up compacta da Volkswagen a Saveiro. O modelo ganhou novo e diversas modificações técnicas que a deixa alinhada com os demais integrantes da família Gol.
No que diz respeito ao design a picape não está exatamente igual ao Gol, nem evoluiu tanto como o hatch. O para-choque dianteiro é novo e tem design esculturado exclusivamente para a pick-up, com a parte inferior mais reta, o que dá a impressão de a deixa mais musculosa. Capô e para-lamas dianteiros tiveram que ser modificados por causa dos novos faróis, e as grades oferecidas nas diversas versões, todas detalhes exclusivos do utilitário.
Versão de entrada sem o pacote Trend não teve imagens divulgadas, mas continua sem para-choque dianteiro pintado na cor da carroceria e os faróis são de parábola simples. Faróis bi-parábola são luxo restrito às demais versões.
Fora isso não há grandes alterações. Na traseira o que mudou foi o logotipo do modelo, que em todas as versões passa a ser central e no caso das versões Trooper e Cross, e está em uma faixa preta que interliga as lanternas, o que aparentemente é muito feio.
Sob a carroceria, a Nova Saveiro traz como principal inovação a adoção da nova arquitetura eletrônica, já introduzida no Novo Gol, no Novo Voyage, no Fox e no CrossFox 2014. Essa moderna estrutura possibilita a introdução de uma série de dispositivos e soluções voltadas à segurança e ao conforto dos usuários de seus usuários.
No interior a Saveiro repete as alterações já vistas em Gol e Voyage, começando pelo novo instrumento combinado incluindo conta-giros, com indicadores de temperatura e nível do tanque de combustível analógicos e aros cromados. As novas saídas de ar da ventilação e ar-condicionado têm aros prateados foscos, da mesma forma que a moldura central, maçanetas internas das portas e o aro inferior da manopla do câmbio.
A Nova Saveiro 2014 traz de série na versão de entrada itens adicionais de conforto, como vidros com acionamento elétrico e travamento central das portas, além das funções viabilizadas pela nova arquitetura eletrônica, como o Emergency Stop Signal que, em freadas bruscas, aciona automaticamente as luzes de freios de forma intermitente, o ECO Comfort, que auxilia o motorista a guiar de forma econômica e o "Comfort Blinker", que exige apenas um ligeiro toque na alavanca do indicador de direção para acionar o pisca-pisca por alguns segundos nas trocas de faixas na pista. A nova arquitetura também permite a variação da velocidade de intermitência do limpador do para-brisa e o retorno automático das palhetas à posição de descanso quando o motor é desligado.
Na Trooper, o acabamento diferenciado aparece na moldura central, com pintura em preto Satin e Hot Stamping Chrome. Os novos figurinos dos bancos utilizam tecidos com fios reciclados e incluem faixas centrais em baixo relevo, enquanto as portas são revestidas com novo tecido tear Yves Color Ecofabric, também fabricado com fios reciclados. Opcionalmente, os bancos podem ter revestimento de couro sintético.
A Saveiro Trooper também vem de fábrica equipada com airbags frontais (há recurso para desativação do airbag do passageiro) e freios ABS, duas importantes contribuições para a segurança dos usuários do carro. Nesta versão os retrovisores, maçanetas e frisos laterais são na cor original do plástico e a roda de liga leve com 15 polegadas tem novo desenho "Stuttgart". Novas faixas realçam as laterais e a tampa traseira. As lanternas são escurecidas.
Saveiro Cross
Versão mais recente da picape, a Saveiro Cross também mudou consideravelmente. Em relação as demais, a versão aventureira tem novo para-choque exclusivo, com aplique central, incorporando os grandes faróis auxiliares de dupla função (neblina e longo alcance) com aros cromados e com a borda inferior também destacada em cromo. A grade do radiador, tipo colmeia, com friso cromado, também é nova e vem pintada em preto brilhante, trazendo com destaque o logotipo "CROSS".
O friso lateral, com a identificação do modelo, corre paralelo à moldura da soleira, ambos em preto. Já os retrovisores externos ganharam pintura Chrome Effect e luz indicadora de mudança de direção incorporada (side blinker). As rodas de liga leve de 15 polegadas têm design Atacama 4 e acabamento diamantado. Ela ainda traz de série capota marítima, santantônio, pintado de preto, que também tem função de aerofólio e possui braços laterais que se prolongam sobre as laterais da caçamba. Também pretos são os racks de teto, específicos para a versão Cross.
O acabamento interno da Saveiro Cross é escurecido, na tonalidade Cinza Antracite e o painel de instrumentos traz a mesma pintura da ilha central, em Warm Gray. O interruptor rotativo dos faróis e lanterna tem acabamento em cromo e os tecidos de forração dos bancos utilizam fios reciclados. A faixa central dos assentos exibe o logotipo CROSS em baixo relevo e, nas laterais externas é possível transportar pequenos objetos, em uma rede elástica. Opcionalmente, os bancos podem ter cobertura em couro sintético com o logo Cross bordado. O painel traseiro da cabine da Saveiro Cross conta com uma conveniente rede porta-objetos de série.
Todas as versões contam com o motor EA-111 1.6l VHT Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv quando abastecido com gasolina. A transmissão é a manual MQ200 com cinco marchas.
Preços:
- Saveiro Cabine Simples - R$ 33.490
- Saveiro Cabine Estendida - R$ 36.610
- Saveiro Trooper - R$ 43.390
- Saveiro Cross - R$ 48.990