Peugeot 208 terá vendas iniciadas oficialmente no próximo fim de semana
Hatch quebra um hiato de 15 anos entre gerações
As vendas do novo Peugeot 208 começam oficialmente neste próximo sábado (13). Mesmo com a prorrogação do IPI reduzido até o fim de dezembro, a Peugeot irá manter o preço do hatch para evitar que ele fique bem mais barato que o irmão, o Citroën C3. Produzido na fábrica de Porto Real (RJ), o 208 foi a principal atração da marca no Salão Internacional de São Paulo de 2012 e marca uma revolução na linha francesa, uma vez que o 207 europeu não foi vendido aqui. É a primeira geração nova do modelo desde seu lançamento em 1998. Os preços partem de R$ 39.990.
O design aposta nas novas linhas da Peugeot e abusando da elegância em todos os ângulos. Na dianteira, o diferencial está nos faróis e no capô, que destaca o logotipo da Peugeot. Na traseira, os olhares estão centrados na lanterna em forma de bumerangue. No interior, destaca-se a posição do volante, mais baixa do que o habitual, e a posição mais elevada do quadro de instrumentos. No console central está uma central multimídia touchscreen, disponível a partir da versão intermediária Allure.
A versão de entrada é a Active, que custa a partir de R$ 39.990. Já a intermediária, a Allure, custa R$ 45.990 e passa a oferecer a central multimídia touchscreen, teto panorâmico, faróis de neblina e volante em couro. A topo de linha Griffe, a partir de R$ 50.690 (manual) e R$ 54.690 (câmbio automático com paddle shifters) adiciona luz diurna de LEDs, ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 16 polegadas e sensor de chuva, estacionamento e de luminosidade. Além do duplo airbag e ABS, o 208 foi considerado um dos três modelos de melhor custo de reparabilidade em caso de acidentes em um teste feito pelo CESVI.
A garantia, seguindo a tendência do seu segmento, será de três anos. As revisões deverão ser feitas a cada 10 mil quilômetros ou um ano de uso (o que ocorrer primeiro) e deverão ser as mais acessíveis do segmento no caso das versões equipadas com o motor 1.5, totalizando R$ 810 nas três primeiras revisões. Já o 1.6 soma R$ 890.
Ele poderá ser equipado com o 1.5 Flex , que garantiu a etiquetagem de consumo A (nota máxima) do Inmetro, disponível na Active e Allure, e pelo 1.6 flex. O 1.5 é o antigo 1.4 repaginado, diga-se de passagem. O lançamento do 208 não irá trazer a imediata aposentadoria do 207, que deverá seguir na faixa dos R$ 28-30 mil até o lançamento de um compacto projetado em conjunto com a GM.