Continental passa a fabricar sistema de freios ABS no Brasil
Fábrica tem capacidade para produzir 1,2 milhões de unidades por ano
Às vésperas de sistemas de freio com ABS se tornarem obrigatórios para todos os veículos novos produzidos no País, o que acontecerá em janeiro de 2014, a Continental passa a produzir o equipamento no Brasil. A fábrica está localizada em Várzea Paulista, a aproximadamente 70 quilômetros de São Paulo, onde já produzia sistemas de freio hidráulico.
A produção local é resultado de um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões em um projeto internacional da Continental que integra a nova linha de ABS à fábrica existente, onde a empresa já produz sistemas de freios hidráulicos. Isso torna Várzea Paulista a primeira localidade da Continental para produção do sistema de freios eletrônicos na América do Sul. A capacidade máxima da nova linha de produção de ABS é de 1,2 milhões de unidades por ano.
A Continental não é a primeira empresa a fabricar freios ABS no Brasil – a Bosch faz isso desde 2007 – mas é pioneira na fabricação de Sensor de Velocidade de Roda (componente do sistema ABS) no País, na planta da empresa na cidade de Salto, também no interior de São Paulo.
Segundo um levantamento realizado recentemente pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) com veículos de 45 montadoras, totalizando 319 modelos em mais de 920 versões disponíveis no mercado brasileiro, 39% dos carros nacionais saem de fábrica sem freios ABS, mas 91% dos importados contam com o sistema.
Sistemas antibloqueio de freios (ABS) evitam o travamento das rodas quando os freios são acionados em caso de emergência; como resultado, o veículo permanece estável e controlado.