Referência em segurança
A Volvo nasceu para ter os veículos mais seguros, e conseguiu
Fundada em 1927 na Suécia, a Volvo nasceu do desejo de Assar Gabrielsson e Gustav Larson de criar veículos de passeio que fossem ao mesmo tempo seguros e adequados às condições severas do clima e do pavimento da Suécia na época. Dito e feito. Hoje a Volvo Cars é mundialmente reconhecida pela segurança de seus veículos.
Uma das grandes contribuições da empresa foi a invenção do cinto de três pontos. De tão importante, ela cedeu a patente às outras fabricantes. Os automóveis Volvo são recheados de sinalizadores e airbags de forma que o carro torne-se o mais seguro possível a sua época.
Em linha compatível à característica da marca sueca, surge o V40. Sua carroceria, com traços marcantes do design escandinavo, esconde sistemas de segurança tão complexos quanto eficientes que fizeram do V40 um dos automóveis mais seguros do planeta.
Interessante seria impor uma contraposição de pontos de vista sobre a conceituação de segurança e como ela deve ser usada pelo Brasil. Até porque da Suécia para o Brasil existem brasileiros como diferença.
Os freios ABS são basicamente um sistema de frenagem que evita que o carro derrape e que permite manobras durante a frenagem. O claro objetivo é a maior eficiência na hora de uma parada. Esse sistema foi desenvolvido visando a diminuição do número de acidentes em casos do uso inesperado dos freios.
Entretanto pela maior facilidade e agilidade de parada, é percebido que motoristas aproveitando-se da tecnologia que, antes era intuitivamente voltada à segurança, desrespeitam a mínima distância necessária a outro veiculo em frente. Garantindo-se no sistema ABS e finalizando com todo o propósito seguro a que foi criado.
Assim como também os controles de estabilidade e tração. Valiosos amigos que ajudam-nos a ter um melhor controle sobre o carro. Porém é de fácil percepção que, baseando-se nessas ajudas tecnológicas, muitos abusam das curvas em velocidades que tornam quase que não tão mais úteis a presença de pequenas correções de tração ou estabilidade. Mas isso já é comum, mainstream. No caso do V40 há ainda aviso de mudança involuntária de faixa entre 65 e 200 km/h, Park Assist, City Safety, que reduz ou evita impactos em velocidades de até 50 km/h e o Road Sign Information, que faz leitura de placas de trânsito, exibe-as no painel e alerta o motorista caso não esteja sendo respeitada a velocidade indicada.
O V40 é ainda proprietário de um sistema único de airbags. O para pedestre. Até 50 km/h e protege a cabeça do pedestre do impacto com o vidro, e isso porque ele tem um sistema que detecta a presença de pedestres à frente.Uma imensa inovação para todo o mundo. Já para o Brasil, eu não duvidaria se avistasse pessoas brincando de atropelamento por aí.
O lançamento do Volvo V40 no Brasil é esperado para os próximos meses.
Por Thiago Ramos