Hyundai se pronuncia sobre nota do HB20 no Latin NCAP
Cadeirinha seria culpada por nota baixa em proteção a crianças
A Hyundai Motor Brasil, por meio de nota, se pronunciou a respeito dos resultados dos testes de colisão do Latin NCAP, divulgados no último dia 19. O HB20 obteve três estrelas em proteção para adultos e uma estrela em segurança de crianças, de um máximo de cinco.
Na avaliação do Latin NCAP o HB20 teria apresentado boa estabilidade estrutural durante o impacto, porém os bonecos que simulavam passageiros sofreram cargas acima do limite estipulado. O boneco que simulava a criança de três anos em uma cadeirinha se chocou contra o assento do banco dianteiro e o que representava um bebê de um ano e meio e estava posicionado de costas, olhando para trás, foi submetido a grande desaceleração.
A Hyundai se justificou afirmando que, apesar de todos os HB20 contarem com sistema de fixação de cadeirinhas Isofix, o teste foi realizado com cadeirinhas convencionais. Por conta das regras do teste, a cadeirinha usada nos testes deve ser vendida em pelo menos dois dos três principais mercados na América Latina em que o carro é vendido. A questão é que o HB20 é comercializado exclusivamente no Brasil e, apesar de ser comum em carros vendidos aqui, o sistema ISOFIX ainda não está disponível em nenhuma cadeirinha homologada para venda.
Veja a nota na íntegra:
Com base nos resultados do teste de colisão do HB20, divulgados recentemente pelo Latin NCAP, a Hyundai Motor Brasil esclarece que o veículo foi testado com um Sistema de Retenção Infantil (SRI), ou cadeira infantil para auto, sem sistema de ancoragem ISOFIX, apesar de o HB20 ser equipado de série com tal tecnologia.
O Latin NCAP exige que a cadeira infantil para auto avaliada esteja disponível em pelo menos dois dos três principais mercados na América Latina em que o carro é vendido. O HB20 é comercializado exclusivamente no Brasil, país no qual a cadeira infantil para auto com ISOFIX ainda não foi homologada para venda.
A Hyundai conduziu internamente diversos testes de colisão do HB20 com cadeira infantil para auto com ISOFIX e os resultados foram sempre superiores aos apresentados pelo Latin NCAP no que diz respeito à segurança infantil. Assim que a cadeira infantil para auto com ISOFIX for homologada no Brasil, a Hyundai solicitará ao Latin NCAP que o veículo seja testado novamente, a fim de comprovar melhores resultados de segurança.
A Hyundai mantém a segurança como sua maior preocupação. Todos os modelos lançados recentemente pela marca obtiveram notas elevadas em testes semelhantes, realizados em todo o mundo. Testes internos, feitos com protótipos produzidos na fábrica da Hyundai em Piracicaba, mostraram um resultado superior aos anunciados pela Latin NCAP para o HB20. A nota de três estrelas para proteção de passageiros adultos está na média entre os carros compactos. Itens como proteção de cabeça, pescoço e pés foram muito bem avaliados no HB20, conforme relatório final do Latin NCAP.