Flagra – Hyundai testa HR 2013 e Tucson em rodovias do centro-oeste

Flagramos os veículos de testes da Hyundai na BR-020, próximo a Formosa/GO

Flagra 2

Para nós, automaníacos, nada melhor do que começar a semana pegando a estrada. Certo? Mas o que é bom, pode ficar melhor ainda. Ao sair de Formosa/GO – cerca de 80 km de Brasília – fazia o trajeto costumeiro, pela BR-020, em direção a capital federal. Logo na divisa entre o estado goiano e o Distrito Federal, me deparo – no sentido contrário – com uma Tucson com placas verdes. Ao que pude reparar o motorista se comunicava com alguém via rádio. Imediatamente pensei: “Vem outra Tucson por aí”. Dito e feito: a outra vinha em uma distância de cerca de 200 metros. Este foi o começo da caçada, que seria bem mais simples do que eu pensava.

Eu que tenho o hábito de viajar com minha câmera sempre a mão, para facilitar na hora de fotografar paisagens interessantes – afinal, fotografia é um dos meus hobbies – acabei facilitado na hora de fotografar. Peguei o primeiro retorno, joguei o carro no acostamento e armei a câmera e… “Sem cartão”. Putz! Havia deixado o cartão no notebook – que estava na mochila, no banco de trás – e só o que me restava, em acesso rápido, era o celular. Mas, as vezes as chances dão sorrisos escancarados para um aspirante a jornalista.

Flagra 3

Não é que os motoristas das Tucson resolveram parar em um restaurante e lanchonete na beira da estrada, apenas a 800 metros após o retorno que fiz? Parecia meu dia de sorte. Um flagra com dois carros de teste… De bandeja! E eu estava com sorte. Muita sorte. Ao entrar no estacionamento veio a surpresa: ao menos mais quatro carros estavam lá. Ou seja: além das duas Tucson, ainda flagrei mais quatro Hyundai HR. Mas o que acabamos de descobrir é que esta é a linha 2013 do modelo.

HRHR 2

Ok, ela foi lançada em dezembro mas, de forma camuflada, sem anúncio oficial. Tenho a certeza de que vocês estão se perguntando: o que mudou? (veja fotos acima) Na dianteira, os faróis receberam máscaras negras e os para-choques dianteiros foram alterados. Todas as unidades de teste do HR continham tonéis na carroceria, placas de Anápolis e adesivos na dianteira que ressaltavam: “Veículo em avaliação. Carga sem valor comercial”. Destaca-se que os veículos (entre eles, os Tucson) estavam numerados de 4 a 8. A pergunta que não quer calar: onde estão as unidades numeradas de 1 a 3? Possivelmente estão rodando em outras rotas nas redondezas de Anápolis.

Flagra Mapa

Para que possam entender, Anápolis é uma cidade de Goiás que fica a 150 km de Brasília/DF e cerca de 60 km de Goiânia, e possui o terceiro maior porto seco do país. Em abril de 2004, tornou-se um hub logístico para a importação e distruibuição dos veículos das marcas Subaru e Hyundai, ambas representadas pelo grupo CAOA, em terras tupiniquins. O mapa acima (clique na imagem para ampliar) dá as possíveis rotas que os motoristas da Hyundai possam ter percorrido para chegar até o ponto “A” da imagem, local em que foi realizado o flagra. No menor trecho, saindo de Anápolis pela BR-060, os motoristas teriam percorrido aproximadamente 220 km. Já no trecho mais distante, partindo pela BR-070, a distância seria de cerca de 240 km.

Flagra 1

Histórico

No final de 2012, flagrei no perímetro urbano de Brasília duas Tucson, nas mesmas cores e andando na mesma distância uma da outra: cerca de 200 metros. Ambas nas mesmas condições do flagra de hoje, com placas verdes da cidade goiana e com os motoristas se comunicando via rádio. Infelizmente não consegui fazer o registro, mas adianto: pouco tempo depois a Hyundai apresentou a versão Flex do Tucson.

Pilotos de teste da Hyundai já utilizaram o autódromo internacional Nelson Piquet, em Brasília. Certa vez em um evento automobilístico que nada era ligado à marca sul-coreana, vi um I30 que fazia testes de “anda e para” na pista, à noite. Ou seja, em um horário que ninguém estaria ali. Ao adentrar na área do evento, percebeu que era um intruso e, ao avistar alguns com câmeras nas mãos, retornou imediatamente à pista, saindo das vistas da multidão. Ainda não sabemos que tipos de testes são esses.

Esta postagem serve mais como um registro e aviso: estamos atentos!

Se você viu e fotografou algum carro, ou tem novas informações e quer contribuir com o Novidades Automotivas? Nosso e-mail é: novidadesauto@gmail.com 

Fotos | Douglas Lemos

Powered by Blogger | Visual por Newwpthemes | Convertido por BloggerTheme