Uma dupla de portas para uma trinca de carros
Por Thiago Ramos
Três pequenos carros andam roubando atenções ultimamente. Entre o trio claramente existem duas similaridades: a exótica beleza e e as portas. Todos eles têm duas portas.
Bravamente guerreando nas infindáveis batalhas do mercado automotivo, firme e forte está o Fusca. Contrariando a lógica temporal de um velho e cansado automóvel, em últimos tempos a Volkswagen convoca um carro com disposição de garoto para compor o seu exército.
Em sua primeira geração, o projeto não só obteve a participação de uma série de empresas assim como a ajuda do próprio governo de seu país. A idéia inicial consistia em um "carro do povo". Uma máquina feita por trabalhadores alemães que viajaria por todo o país. Esse era o exemplo de comprometimento com a geração de emprego e modernização daquele período.
Entretanto, com motor forte e notável qualidade, o bem conhecido Fusquinha já não mais parece seguir suas diretrizes iniciais. Proprietário de um torque de 28,55 kgfm sobre um conjunto de 1300 kg o novo Volkswagen sugere bastante esperteza. Porém a surpresa fica para os cavalos… são 200 nessa nova geração; superior aos concorrentes diretos, com certeza.
Sobre o visual, um aerofólio é observado ao primeiro impacto. Pelo resto, o carro é bem simples. Contudo surpreendente. Sublime. Linhas clássicas, puxadas a um estilo retrô. Exala esportividade. Alguns chegam a citar que lembra um tal amigo Alemão… uma tal Porsche.
Um automóvel bastante divertido e sofisticado: Citroën DS3. Esse mini carro é o responsável por representar a parte esportiva da montadora do duplo chevron. Mas isto não significa que o DS3 deixou de ostentar algumas regalias típicas da França. O teto colorido e o botão "overboost" são exemplos.
São 165 cv em um motor 1.6 THP. A eficiência juntamente ao baixo consumo de combustível é quase que inacreditável. Em pista, o Citroën acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Pela cidade o consumo é de 11,4 km/l e o rodoviário de 16,9 km/l. O câmbio é manual de seis marchas.
A Kia Motors nos últimos cinco anos surpreendeu a muita gente. Com a produção do Kia Cerato Koup, ela surpreendeu a mim. O design é sensacional. São brutalidade e requinte sobre a mesma carroceria. Suspensão em linda regulagem com as rodas aro 17. Os detalhes do acabamento dos vidros e a finalização dos trabalhos relacionados a traseira são plausíveis por demais.
O cupê realmente tem os seus números decepcionantes em relação `a sua imagem. São em torno de 10 segundos para o 0-100 km/h. O motor 2.0 gera 156 cv e seu torque é de 19,9 mkgf. A balança marca 1232 kg.
Assim como o Cerato pode não ser o mais rápido e mais vantajoso na relação custo e benefício entre os carros, o DS3 pode não ter a modernidade de um câmbio automático e, o famoso Fusca pode custar caro para um 'Fusca'. Mas ninguém disse que as duas portas são para o gosto de todo mundo.