Ainda parece conceito, mas este é o Volkswagen XL1 de produção
Híbrido consegue rodar 111 km com um litro de Diesel
Eu ainda era novinho quando a Volkswagen mostrou a primeira versão do carro que prometia rodar 100 km com um litro de Diesel. Este era o conceito 1L, de 2002, que logo em seguida tornara-se carta de um baralho do Super Trunfo. Só era realmente bom no consumo. Esta qualidade durou 11 anos, tempo que levou para que aquele estreito carro marrom pudesse se tornar real, um carro capaz de ser produzido em série, embora em quantidade limitada. Este é o Volkswagen XL1.
No fim das contas a exigência da Volkswagen foi superada. O XL1, que será apresentado em sua versão de produção no Salão de Genebra dentro de alguns dias consegue cravar consumo de 111 km/l, e com emissões de 21 g de CO2 por quilômetro.
Para ultrapassar as expectativas o XL1 teve de recorrer a um humilde motor TDI de 800 cm³ que gera 48 cavalos e a um motor elétrico de 27 cavalos. É um sistema do tipo híbrido plug-in, que é combinado através de um câmbio DSG de 7 marchas. No fim das contas o Volkswagen XL1 alcança os 100 km/h em 12,7 segundos e tem velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 160 km/h. Números que poderiam ser confundidos com os de um compacto 1.0 nacional.
Em modo 100% elétrico a autonomia ronda os 50 km, estendendo-se a 500 km quando o motor à combustão entra para dar uma forcinha. Isso porque ele tem à disposição um tanque com capacidade para apenas 10 litros.
O que joga à favor do XL1 são suas características dimensionais. São 3,88 m de comprimento, 1,66 m de altura e 2,22 m de entreeixos. Isto sem contar com o coeficiente aerodinâmico de meros 0,18 cx e com o peso de 795 kg.
Ao contrário dos protótipos, o XL interior desenhado de forma que seus dois ocupantes fiquem um ao lado do outro, e não um atrás do outro.
Apenas 50 proprietários poderão estacionar um XL1 em sua garagem, e ele não será barato. E o pior é que este é o tipo de carro que nenhum magnata do petróleo quer ostentar.