Vendas batem recorde em 2012
Mais de 3,6 milhões de veículos de passeio e comerciais leves ganharam as ruas do país no ano passado
Segundo dados divulgados pela Fenabrave - Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores – o ano de 2012 bateu mais um recorde de vendas com crescimento de 6,1%. Com 3.634.421 de veículos novos (passeio + comerciais leves), contra 3.425.270 em 2011, o ano passado foi o melhor ano da história da indústria automobilística brasileira. O mês de dezembro apresentou boas vendas, quando comparado à novembro: foram 343.770 emplacamentos no último mês de 2012.
Hatches:
Já era de se esperar que o Gol, líder absoluto em vendas, mantivesse a posição mais alta no pódio. No acumulado do ano, foram 293.293 unidades do Volkswagen. Na segunda colocação, o Fiat Uno – que até ameaçou a liderança do líder neste ano, segue com a medalha de prata. Foram 255.838 emplacamentos em 2012. Mais atrás, na terceira colocação, o Fiat Palio conquista a medalha de bronze: foram 186.384 novas unidades nas ruas, no ano passado. Quem segue o hatch da Fiat, é o Fox/CrossFox que, em 2012, emplacou 167.685 unidades e segura o quarto lugar. Na quinta colocação, fechando o grupo dos cinco mais vendidos no país, quem aparece é o Celta. O veículo de entrada da Chevrolet aparece com 137.617 emplacamentos no acumulado de 2012.
Sedãs:
A nova geração do Siena deu fôlego para ultrapassar os concorrentes e garantir a liderança no ano de 2012 em sua categoria, e no geral entre os três volumes. Com 103.547 emplacamentos em 2012, o modelo da Fiat foi o sedã mais vendido do país em 2012, ficando na sétima colocação no geral. Em segundo lugar entre os sedãs e oitavo no geral, o Corsa Sedan/Classic alcançou 98.551 unidades no acumulado do último ano, e abocanha a medalha de prata. Em terceiro lugar entre os sedãs e, apenas em 10º no geral, o Voyage conquista a medalha de bronze: foram 96.394 emplacamentos no ano passado. Mais distante, o Chevrolet Cobalt fica em quarto lugar com 66.654 unidades emplacadas em 2012. Fechando o grupo dos 5 primeiros sedãs, a quinta posição é do nipônico Corolla: foram 56.365 novos sedãs da Toyota no ano de 2012.
COMERCIAIS LEVES:
Pick-ups:
Líder absoluta, a Strada reina com bastante folga entre os comerciais leves. Com a medalha de ouro no peito, a pick-up da Fiat pode se gabar de vender quase o dobro da concorrente Saveiro – segunda colocada. Foram 117.455 unidades emplacadas da Strada em 2012, contra apenas 66.443 emplacamentos da pick-up da Volks. Com a medalha de bronze garantida, a Montana – por pouco – não perdeu a última posição do pódio para a irmã maior S10: foram 48.474 emplacamentos da pequena e 47.717 da caminhonete maior. Fechando o G5, aparece a Toyota Hilux: na sexta colocação entre os comerciais leves, a quinta colocada das pick-up fecha o ano com 38.882 emplacamentos.
Utilitários:
Entre os utilitários, a chegada tardia da nova geração do EcoSport pouco mudou o que já parecia encaminhado. Com larga vantagem, o Renault Duster conquistou a medalha de ouro entre os utilitários, em 2012. Foram 46.893 emplacamentos. Já o modelo da Ford, ficou com a medalha de prata. Foram 38.284 unidades emplacadas no ano passado. Uma recuperação mal ensaiada, devido a demora da nova geração. Na terceira colocação, quem aparece é o Hyundai Tucson: foram 20.963 novas unidades nas ruas em 2012. O Mitsubishi Pajero é o quarto colocado com 17.507 emplacamentos no ano passado. Fechando o grupo dos 5 mais vendidos, e completando a trinca de asiáticos, quem aparece na quinta colocação é o Honda CR-V. Foram 14.890 unidades emplacadas do modelo, em 2012.
Marcas:
Em um 2012 em que a Chevrolet surpreendeu no início do ano, a medalha de ouro ficou com a Fiat. A ítalo-mineira, mais uma vez, sobe no topo do pódio e comemora a liderança: foram 838.160 veículos vendidos em 2012 (23,06% da fatia do mercado, no ano). Em segundo lugar, a Volkswagen emplacou 768.338 modelos (conquistando 21,14% da fatia do mercado) e fica com a medalha de prata. Em terceiro lugar, a Chevrolet aparece com 642.536 emplacamentos no último ano (17,68% do mercado) e coloca no peito a medalha de bronze. Em um pelotão mais distante, a Ford aparece com 323.642 emplacamentos (8,20% do mercado), seguida pela Renault, que fecha o grupo das 5 primeiras marcas, com 241.556 emplacamentos (6,65% da fatia do mercado).
Fonte | Fenabrave