Citroën DS5 é o novo topo de linha da fabricante francesa
Monovolume de luxo custa a partir de R$ 124.900
Mais um DS está no Brasil. Após o lançamento do hatch esportivo DS3, a Citroën está lançando o DS5, um monovolume que aposta nos equipamentos e no acabamento sofisticado para justificar o título de modelo topo de linha da fabricante, afinal, seus preços partem de R$ 124.900.
Versão de produção do conceito C-SportLounge, apresentado em 2005, o modelo não abre mão da pitada de esportividade dos DS, mas é o mais familiar deles, graças às dimensões. São 4,52 metros de comprimento e 1,85 metros de largura, sendo pouco menor que o C5. Ainda assim, a Citroen garante um espaço interno capaz de transportar cinco pessoas com conforto e porta-malas de 465 litros de capacidade.
A suspensão alta e a frente invasiva mesclam conceitos de minivans, hatches e utilitários esportivos. Caracterizada pela própria Citroën como incomum, as linhas do DS5 remetem a um Shooting Brake. Suas formas fluidas garantiram à carroceria boa aerodinâmica, com coeficiente de arrasto de apenas 0,26 cx.
O interior é amplo, e o painel envolve o motorista, que por sua vez se senta em posição elevada, como em utilitários. Há comandos instalados no teto (do teto solar panoramico, em sua maioria, graças às suas 3 cortinas independentes) que lembram o cockpit de aviões.
A lista de equipamentos é farta. Figuram nela: ar-condicionado digital com duas zonas, partida sem chave, bancos revestidos em couro, sendo os dianteiros aquecidos e o do motorista com regulagens elétricas e função massageadora, freio de mão elétrico com assistente de partida em rampa, apoio de braço dianteiro com porta-objetos refrigerado, vidros laterais dianteiros laminados, teto solar panorâmico com três cortinas individuais, central multimídia com bluetooth, leitores de CD e MP3 e entradas auxiliar/USB, além de navegador GPS e câmera de ré. As rodas são aro 17”, mas será oferecido opcionalmente um conjunto aro 18”.
Em prol da segurança, há seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis bi-xenon direcionais, luzes diurnas em LEDs e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas. A paleta de cores traz quatro tonalidades, todas variando do preto ao branco, passando pelo cinza: Blanc Nacré, Gris Aluminium, Gris Galena e Noir Perla Nera.
Para tirar da imobilidade os 1.480 kg de peso do Citroën DS5, foi escalado o conhecido motor 1.6 THP (Turbo High Pressure), com 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio é automático sequencial de seis velocidades, com tração dianteira. Segundo a fábrica, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e alcança 211 km/h de velocidade máxima.