Primeiro Renault com turbo no Brasil, Fluence GT custa R$ 79.370
Espaçoso, bem equipado e com preço atraente o Renault Fluence vem se saindo melhor que o Mágane nestes quase dois anos de mercado brasileiro. Mas apesar de seu motor 2.0 16v de 145 cv, fornecido pela Nissan, ter desempenho louvável, não consegue conferir ao sedã comportamento esportivo. É aí que entra em cena o Renault Fluence GT, que chega agora às concessionárias por R$ 79.370, trazendo sob o capô um motor 2.0 Turbo de 180 cavalos, o mesmo do Mégane GT europeu.
Desenvolvido pela Renaultsport, o Fluence GT é o primeiro Renault com turbo vendido no Brasil, e mira nos mesmos consumidores de Peugeot 408 THP e Volkswagen Jetta Highline. A potência de 180 cavalos (5.500 rpm) não é a maior do segmento, mas o torque de 30,6 kgfm disponível aos 2.250 rpm sim, e é nele que o GT aposta. O sedã atinge 220 km/h de velocidade final e precisa de apenas 8 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h.
Seu motor 2.0 é Renault, derivado do mesmo que era usado pelo Mégane aqui e hoje está presente no Duster. Mas tem novos pistões, bielas, virabrequim e bronzinas reforçados; o sistema de arrefecimento do bloco do motor teve de ser otimizado, assim como a admissão de ar, para melhorar o enchimento do motor; a junta do cabeçote composta de três lâminas de vedação, do tipo “sanduíche”, possui como características principais a robustez e o alto nível de resistência às pressões geradas pela combustão do motor. E ainda recebeu o turbocompressor “twin-scroll”. A transmissão é manual de seis relações.
O que se vê
Não é só da parte técnica que vive o Fluence GT. Há alterações importantes em seu visual, tais como spoiler integrado ao para-choque dianteiro, logo abaixo da entrada de ar frontal, assim como os faróis de neblina, circundados por moldura cromada, e os faróis de Xenon. Na traseira, está presente um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, escapamento cromado, friso cromado sobre a placa e a inscrição “GT Renault Sport” abaixo da lanterna do lado direito.
Há ainda saias laterais rodas de cinco raios com aro de 17 polegadas e as alterações no interior, onde está destaca o quadro de instrumentos com conta-giros analógico e velocímetro, marcadores de nível de combustível e de líquido de arrefecimento digitais. Há teto solar elétrico e bancos revestidos em couro com costura vermelha. Outros detalhes que chamam atenção são as pedaleiras de alumínio e as soleiras das portas que contam com a inscrição “Renault Sport”.
Em se tratando de equipamentos, o Renault Fluence GT possui controles de estabilidade (ESP) e de tração (ASR)m freios são ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), seis airbags, sistema Star/Stop, ar-condicionado digital dual-zone, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento, sistema de navegação Tom Tom com tela de cinco polegadas integrada ao painel e o sistema de som Arkamys com CD player/MP3, quatro alto-falantes e quatro tweeters, conexões USB/iPod, Bluetooth e Auxiliar.
O Fluence GT será comercializado em três diferentes tonalidades: Branco Glacier, Vermelho Fogo e Preto Nacré e conta com conta com garantia original de fábrica de 36 meses (ou 100 mil quilômetros).