Latin NCAP divulga resultado de nova rodada de crash-tests
Mesmo com airbags, JAC J3 se saiu pior que o Renault Sandero sem as bolsas de ar
O Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança de carros latino-americanos, divulgou hoje os resultados de sua terceira bateria de testes. Oito modelos foram avaliados quanto a segurança para adultos e crianças após colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel. O pior resultado foi do JAC J3, e Ford New Fiesta e Honda City praticamente empataram como os mais seguros dos testes.
Os modelos testados desta vez foram: Toyota Etios hatch, Honda City, Ford New Fiesta Hatch, Renault Sandero, JAC J3, Renault Fluence e Volkswagen Polo hatch. Até o Volkswagen Bora, que não é mais comercializado no mercado brasileiro, foi testado. A escolha dos modelos se baseia nos volumes de venda dos modelos na América do Sul e México.
Apesar de ter dois airbags, o JAC J3 teve o pior resultado dos testes ao obter 1 estrela para proteção de adultos e 2 para a de crianças, mesmo resultado do Renault Sandero, que foi avaliado sem airbags e ainda obteve notas numéricas melhores. Ainda assim, foi decepcionante, porque a montadora produz veículos mais seguros na Europa, segundo o Latin NCAP.
Mas, em geral, os resultados não foram tão ruins. O recém-chegado Toyota Etios registrou 4 estrelas na proteção de adultos e 2 para crianças. O Volkswagen Polo conquistou 4 estrelas na proteção de adultos e três para crianças, enquanto o Renault Fluence conquistou 4 estrelas na proteção de adultos e apenas duas para as crianças. O velho Bora obteve três astros luminosos tanto na proteção de adultos, quanto na de crianças.
Os que se destacaram nos testes foram Ford Fiesta e Honda City. Com resultados numéricos praticamente empatados, os dois obtiveram quatro estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas na proteção a crianças.
Veja abaixo os resultados e vídeos dos crash-tests dos veículos avaliados:
Toyota Etios hatch (teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 2 para a de crianças
JAC J3 (teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 1 para proteção de adultos e 2 para a de crianças
Renault Sandero
Estrelas: 1 para proteção de adultos e 2 para a de crianças
Ford New Fiesta hatch
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 4 para a de crianças
Renault Fluence
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 2 para a de crianças
Honda City
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 4 para a de crianças
Volkswagen Polo hatch (teste válido especificamente para o mercado brasileiro)
Estrelas: 4 para proteção de adultos e 3 para a de crianças
Volkswagen Bora
Estrelas: 3 para proteção de adultos e 3 para a de crianças
Você confere os resultados em detalhe no site do Latin NCAP