Grupo CAOA estaria disposto a criar montadora brasileira
BNDES financiaria o negócio e primeiro modelo teria projeto chinês
Hoje representante de Subaru e Hyundai e também fabricante de alguns modelos da marca coreana, o Grupo CAOA, comandado por Carlos Alberto de Oliveira Andrade, estaria negociando com o governo os detalhes para a criação de uma marca de automóveis nacional, aponta a colunista do Estadão Sonia Racy. Tal empreendimento teria financiamento do BNDES e a fábrica do grupo em Anápolis (GO), de onde hoje saem modelos Hyundai, seria utilizada.
O primeiro modelo desta marca seria um compacto popular, cujo projeto seria chinês, porém adaptado à realidade brasileira. Este seria o primeiro resultado das negociações que a CAOA vem fazendo com a fabricante chinesa BYD há cerca de três anos.
Racy aponta que quem estaria à frente do negócio seria o Antonio Maciel Neto, ex-presidente da Ford na América do Sul e que atualmente atuava no grupo Suzano. A ída do executivo para a CAOA ainda não foi confirmada, mas sabe-se que Maciel gosta de desafios. A história da extinta Gurgel revela o quanto criar uma fabricante nacional é difícil, principalmente devido à pressão das grandes fabricantes.