Salão de São Paulo – Volkswagen Taigun
O aguardado conceito de crossover compacto foi apresentado em um belo tom de azul e está em destaque no estande da Volkswagen no Anhembi. Seu nome é Taigun, seu estilo segue as linhas da marca e sua plataforma é compartilhada com o compacto Up!. Outro modelo da New Small Family exposto no evento é o GT Up!, do qual falaremos logo mais.
Sua carroceria é compacta, os vidros traseiros não descem, apenas abrem para fora e a tampa do porta-malas é bipartida, dando acesso ao compartimento de bagagem de 280 litros, que podem chegar a 987 litros com rebatimento dos bancos. Com 3,85 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,57 m de altura o conceito deve antecipar um crossover compacto global.
As dimensões compactas refletem no interior compacto, mas com excelente aproveitamento de espaço. As linhas típicas de um interior de conceito estão nas cores azul, branco e preto. A abertura das portas traseiras é feita por maçanetas nas últimas colunas. O peso da carroceria é de 985 kg.
O console possui sistema de infotainment, oferecendo conectividade com diversos sistemas de smartphones. Abaixo deste sistema ficam teclas de controle do desembaçador, controle do som, iluminação e pisca alerta. O volante é de três raios com base achatada.
O pequeno capô esconde um moderno motor três cilindros 1.0 TSI a gasolina com turbocompressor e injeção direta, rendendo 110 cv a 5.000 rpm e 17,85 kgfm a 1.500 rpm, com consumo médio de 21,27 km/l e emissões na casa dos 110 gramas de CO2 por quilometro rodado. A transmissão é manual de seis velocidades e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos com velocidade máxima de 186 km/h.
As rodas são de 17 polegadas com pneus 205/50 com banda de rodagem típica de carro conceito e voltadas a um uso urbano. Os freios são a disco nas quadro rodas e para aumentar a segurança o sistema ESC (Eletronic Stabilisation Programme) auxilia para evitar derrapagens em situações extremas. A aceitação do público ao conceito é analisada pela Volkswagen e definirá o futuro do projeto.
Fotos | Henrique Rodriguez