Salão de São Paulo – Honda apresenta Fit Twist e Civic e CR-V ganham motor 2.0 Flex
Há quem ainda duvide do fato de o Honda Fit ser um monovolume. Seja como for, ele agora possui uma versão aventureira. Se trata do Honda Fit Twist, que está sendo lançado no Salão do Automóvel e logo estará nas concessionárias. A fabricante também aproveita o evento paulistano para mostrar CR-V e Civic equipados com motor 2.0 Flex sem tanquinho de gasolina. Civic Si e o novo Accord também estão lá para criar expectativa. Interessante é que todos tiveram data de lançamento anunciadas.
Fit Twist:
Desenvolvido exclusivamente para o Brasil, o Fit Twist se destaca pelo pára-choque com design exclusivo e detalhes na cor alumínio fosco, nova grade em acabamento de cromo acetinado, faróis com máscara negra e novos faróis de neblina. As lanternas traseiras são transparentes como no Fit EV (elétrico) e a traseira ainda possui refletores destacados. Na lateral quem se destaca são as molduras dos pára-lamas. Há ainda rack longitudinal de teto, protetores sob as portas na cor alumínio fosco e retrovisores externos com repetidor. As rodas aro 16” tem design exclusivo.
O motor é sempre o 1.5l de 116 cv a 6.000 rpm (álcool) e 115 cv a 6.000 rpm (gasolina) e torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. O preço é de R$ 57.900,00 para a versão manual e R$ 60.900,00 para a versão automática.
Civic 2.0 Flex:
Em clara resposta ao Toyota Corolla 2.0, a Honda irá introduzir no mercado em fevereiro de 2013 o Civic 2.0 Flex. Este motor 2.0 I-VTEC gera 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, e torque máximo de 19,5 kgf.m a 4.800rpm no etanol. Ele ainda dispensa o subtanque de gasolina para partidas a frio. Sua transmissão automática ainda contará com paddle-shift para trocas sequenciais.
O novo motor será introduzido com a linha 2014 nas novas versões LXR e EXR. A LXS, versão de entrada, mantém o motor 1.8. As novas versões contarão com faróis de neblina e a versão EXR possui side airbag (airbag lateral), além dos airbags frontais dual (SRS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes, disponíveis em todas as versões.
CR-V Flex:
Enquanto a Honda não importa mais unidades do CR-V do México por causa das cotas impostas pelo governo, já ultrapassadas, ela prepara o SUV para receber motor flex. É o mesmo que será adotado pelo Civic, que gera 155 cv de potência quando abastecido com etanol e não tem tanque de partida a frio. A novidade chega na linha 2013, quando o modelo também recebe novos equipamentos.
As duas versões do modelo, EX e EXL, recebem ainda chave tipo canivete. Já a LX também passa a contar com o sistema Bluetooth que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos do volante.
City esportivo?!
É um conceito, e até parece um tanto lúdico… Mas o Honda City com visual incrementado para ganhar certa esportividade sairá do papel em junho do ano que vem.
Na dianteira aparecem faróis de neblina maiores, grade na cor preta e faróis de máscara negra. Na lateral ficam as rodas de liga leve 16 polegadas diamantadas com detalhes em preto, exclusivas e a traseira possui lanternas com máscara negra ficaram mais esportivas, o suporte de proteção da placa no porta-malas na cor do automóvel e ponteira de escapamento cromada. Há ainda bancos esportivos no interior e nova manopla de câmbio. O motor é o mesmo 1.5 I-VTEC de 116 cv.
Civic Si Returns:
Fãs do Civic Si tem motivos para esperar ansiosamente por 2014. Está programado para este ano o retorno da versão esportiva Si. Virá dos Estados Unidos, com carroceria cupê (!) e motor 2.4 i-VTEC de 201 cv e 23,5 kgf.m (170 lb-ft.) de torque a 4400rpm, com pico de 7000rpm. O câmbio é manual de seis velocidades e possui um sistema de embreagem com mecanismo de torção, o que aumenta a sensação de engajamento e refinamento na direção. Mas é certo que ele passará ainda por alguns ajustes para o Brasil antes de vir.
Accord voltará em nova geração:
Há alguns meses a Honda não importa o sedã Accord do Japão, por causa das novas regras de importação. Mas um bom retorno está programado para julho do ano que vem seu retorno, já em nova geração. Maior e mais moderno, ele abandona o motor 2.0 e será oferecido na versão EX com um 2.4 com motor 4 cilindros em linha DOHC e 16 válvulas de 185 cv ou um V6 com motor 6 cilindros em V SOHC i-VTEC e 24 válvulas e 278 cavalos.
Acura em 2015:
Em lugar reservado do estande da Honda estão três carros da Acura, a divisão de luxo da Honda. Talvez por a Toyota ter introduzido a Lexus no País, a Honda resolveu anunciar em a partir de 2015 passará a importar os Acura. A versão conceitual da nova geração do Acura NSX, modelo considerado uma verdadeira lenda no meio automobilístico, chama a atenção e sua versão definitiva virá! Também estão por lá o sedan ILX e o SUV RDX.
Fotos | Henrique Rodriguez