Toyota Etios – Dos 35 mil pedidos, quantos valem?
Ao informarmos no sábado (15), os preços oficiais do Toyota Etios – que partem de R$ 29 mil – contínhamos também a informação de que o número de pedidos havia superado a expectativa da Toyota, que girava em torno de 20 mil, e chegaram a incríveis 35 mil. Um número que superava as expectativas da marca em 75%. Mas há uma explicação para isso.
No Etios Connection, que girou o Brasil inteiro, havia a oportunidade de conhecer as versões hatch e sedan do primeiro compacto de baixo custo da marca. Ao chegar em Brasília, assim como havia feito no Inova show da Nissan, decidi ir e ver de perto as soluções que o compacto ofereceria em busca de um lugar ao sol em uma categoria que já tem seus dominantes em terras brasileiras.
Antes de alguma preparação, havia uma antessala com o esportivo Toyota 86, uma variável de rallye do Etios e também o híbrido Prius. Alguns minutos depois, tínhamos a oportunidade do primeiro contato com o projeto da Toyota para países emergentes. As atendentes esbanjavam simpatia e se mostravam solícitas a responder perguntas sobre o carro. Mas, me chamou a atenção uma espécie de cadastro. A atendente, em questão, disse que era apenas para agendar um teste-drive do carro, já que a fabricante sequer disponibilizou os veículos para testes. Se por um lado foi bola fora da fabricante, por outro, sobra curiosidade para que os curiosos fossem às concessionárias no período de pré-vendas para conhecerem o carro e suas condições de pagamento.
Ao verificar meu e-mail, tarefa corriqueira que faço de duas à três vezes por dia, percebo que recebi um e-mail com o seguinte assunto: “Semana VIP de vendas do Toyota Etios”. Percebi que não se tratava de nenhum malware e resolvi clicar para checar mais detalhes. Quando me deparo com um texto dizendo que havia feito uma reserva do modelo e, então, poderia comprá-lo antes do lançamento oficial.
Mas… Como assim? O que havia sido feito – durante o evento – como apenas um cadastro, virou um pedido para pré-venda? A partir deste momento, questiono a veracidade das 35 mil reservas da Toyota: será que ao menos 50% dos pré-pedidos foram feitos de forma consciente por quem cedeu seus dados para o tal cadastro? Será que a maioria dos cadastrados realmente gostaram do carro, ou fizeram este somente por simpatia aos atendentes no evento? Até quando acreditar nos dados fornecidos pelas assessorias responsáveis pelo marketing e comunicação das fabricantes? Destes 35 mil pedidos, quando serão formalizados em compras? Será que apenas eu me senti lesado ao ter meu nome relacionado à reserva de um veículo em que não havia intenção de compra?
Fica a série de questões e também a indignação com quem parece não levar a sério, de verdade, o consumidor brasileiro.
Resposta:
Após nosso questionamento à fabricante, a Toyota disse que os promotores do Etios Connection informavam “que seria um cadastro dos clientes interessados, quem decidir levar adiante o processo deve responder o e-mail”.