Renault lança Sandero e Logan 2013 com novo motor
Antes da reestilização de Logan e Sandero já se falava que a Renault trabalhava na atualização do motor 1.6 8v. Ao todo foram 36 meses de trabalho, 7 mil horas de ensaios em laboratório para validação e 40 protótipos testados, e o resultado é o motor 1.6 8V Hi-Power, principal novidade da linha 2013 dos compactos. Para o Sandero também representa o retorno da versão GT-Line, lançada dois anos atrás como série limitada.
O motor Hi-Power é uma atualização do Hi-Torque, que recebeu 51 novas peças e uma série de alterações no projeto de forma que ficasse mais econômico e sua curva de torque, mais linear. A taxa de compressão modificada de 9,5:1 para 12:1 justifica o grande aumento de potência quando com álcool.
O ganho de potência foi de 10% com álcool (E100) e 2,5% com gasolina (E22). São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou, principalmente com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O número com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm. Cerca de 85% do torque já estão disponíveis em 1.500 rotações. Os modelos equipados com essa nova motorização ainda são, aproximadamente, 10% mais econômico no ciclo urbano e 5% ao trafegar do trânsito rodoviário.
Na prática, isso revela números mais animadores. A velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente.
Desta forma, apenas as versões automáticas de Logan e Sandero continuarão com o motor 1.6 16v.
Sandero GT-Line
Série especial de 2010 que trazia apenas pequenas alterações estéticas para evocar uma suposta esportividade, o Sandero GT-Line retorna ao mercado como versão definitiva trazendo sob seu capô o motor 1.6 8v Hi-Power e com alterações estéticas mais profundas, concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), para garantir esportividade ao visual do hatch.
A dianteira pára-choque frontal exclusivo, além dos faróis com máscara negra e dos faróis de neblina com moldura preta. Na grade, ou melhor, na entrada de ar entre os faróis está o emblema da versão. Nas laterais,há adesivos esportivos, fixados e rodas de liga leve de 15 polegadas com acabamento em preto. A traseira exibe aerofólio na cor preto brilhante, combinando com os retrovisores externos pintados da mesma cor, pelas lanternas traseiras escurecidas iguais às do Stepway e pelo extrator de ar integrado ao pára-choque.
No interior há elementos em vermelho, como os cintos de segurança, as saídas do ar condicionado e as costuras dos bancos. Os encostos de cabeça dianteiros possuem a inscrição “GT Line”. Volante e manopla de câmbio são em couro. O quadro de instrumentos, o conta-giros se destaca do restante do conjunto por apresentar um fundo branco, em contraste com o ponteiro na cor vermelha.
A versão é equipada de série com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN) e comando satélite na coluna de direção. Completam a lista os importantes itens de segurança: freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro. O preço sugerido é de R$ 38.470, mesmo preço da versão Privilége manual.
A nova versão GT Line será comercializada em quatro diferentes opções de cor: Branco Glacier, Vermelho Vivo, Prata Etoile e Preto Nacré.
Resto da linha Sandero e Logan
Outras versões de Logan e Sandero também tem novidades. No caso do Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex, por exemplo, ganha calotas integrais, desembaçador traseiro, manopla de câmbio com acabamento em alumínio, puxador ergonômico na porta e logotipo Renault cromado no centro do volante, que até então integravam o chamado Pack Plus. Além disso, os componentes que integravam o Pack Conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina e computador de bordo) agora são de série nas versões Expression (1.0 e 1.6).
Sandero acompanha. Os itens do Pack Plus passam a ser de série, mesmo na versão Authentique. Já os Sandero Expression (1.0 e 1.6) recebem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina e alarme. A versão 1.6 passa a conta ainda com novas rodas de liga leve.
Versões, equipamentos e preços
Renault Sandero 2013
- Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 27.030: Versão base (ar quente, desembaçador traseiro e limpador de vidro traseiro).
- Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 32.610: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo e alarme).
- Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 35.930: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo e alarme).
- Privilége 1. 6 8V Hi-Power – R$ 38.470: Versão topo de linha (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo, retrovisores externos com acionamento elétrico, rodas de liga leve e rádio CD Player 2DIN com comando satélite na coluna de direção).
- Privilége 1. 6 16V Hi Flex automático – R$ 41.750: Versão topo de linha (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo, retrovisores externos com acionamento elétrico, rodas de liga leve e rádio CD Player 2DIN com comando satélite na coluna de direção).
- GT Line 1. 6 8V Hi-Power – R$ 38.470: Parachoques exclusivos, faróis com máscara negra, novas rodas de 15”, adesivo nas portas dianteiras, lanternas traseiras escurecidas, aerofólio na cor preto brilhante, adesivo GT Line na traseira e acabamento interno esportivo), além do freios ABS, airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, rádio CD Player 2 DIN e computador de bordo.
- Stepway 1.6 8V Hi-Power – R$ 40.660:
- Stepway 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático – R$ 44.870:
- Série Limitada “Rip Curl” – R$ 41.150:
Renault Logan 2013
- Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 26.450: Versão base (ar quente, desembaçador traseiro, frisos laterais na cor preta e novas calotas).
- Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 31.770: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina e computador de bordo).
- Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 35.480: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina e computador de bordo).
- Expression 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático – R$ 39.230: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina e computador de bordo).