Fiat leva três categorias, mas Toyota é a marca que mais satisfaz o brasileiro
A J.D. Power realizou uma pesquisa pela Internet envolvendo 8.000 entrevistados com o propósito de divulgar, a partir desses dados, as montadoras e modelos que mais satisfazem o consumidor brasileiro. Entre as montadoras, a mais bem colocada foi a Toyota, com 829 pontos de 1.000, seguida da Hyundai, com 815 pontos e da Kia, com 812 pontos. A Fiat também recebeu destaque, vencendo três dos cinco quesitos avaliados. O primeiro dele foi o de subcompactos, com o Mille no topo, com 766 pontos de 1.000 possíveis. Em segundo lugar, ficou sua versão jovial, o Uno, com 756 pontos. Em terceiro, ficou o Celta, com apenas um ponto a menos que o Uno: 755, no total.
Na categoria carro compacto de entrada, que engloba desde hatches e sedans compactos, quem se saiu melhor foi o Siena Fire, com 856 pontos. Embora o modelo já tenha saído de linha, a pesquisa avaliou os consumidores que já tinham o carro há mais de um ano, além do fim da versão Fire ter sido recente. Em segundo, ficou o VW Voyage, com 776 pontos. O terceiro lugar ficou garantido ao Renault Logan pelos 753 pontos alcançados.
Por fim, a terceira categoria vencida pela Fiat foi a "carro compacto superior", que engloba os chamados hatches e sedans premium. O Punto liderou o ranking, com 771 pontos, em uma disputa acirradíssima com o VW Polo, com 769 pontos. Em seguida, vem o Honda City, com uma diferença também ínfima: 765 pontos.
Na categoria "carro cabine única", ou seja, os monovolumes, o Fit levou o primeiro lugar, com 795 pontos, para compensar o terceiro lugar de seu irmão sedan, o City. 9 pontos antes, vem a Nissan Livina, com 784 pontos. Em terceiro, veio a Meriva, que saiu de linha há poucos dias, com 771 pontos. Apesar das qualidades reconhecidas, a posição da Livina (à frente da Meriva) é surpreendente, dada a tradição da Chevrolet.
Já entre os carros médios, a liderança é do Toyota Corolla, com 829 pontos. Em segundo lugar, está o Kia Cerato, com 823 pontos e, em terceiro, o Hyundai i30, com 809 pontos. Não à toa, as boas pontuações garantiram o pódio das montadoras asiáticas, mostrando que a imagem de mecânica problemática na época da abertura das importações ficou para trás. Entretanto, é interessante mostrar que o índice de satisfação sobe quando se fala de categorias superiores, com exceção da surpreendente pontuação do Siena Fire. O que parece ter razões óbvias pode demonstrar que as categorias de modelos mais baratos pode estar perdendo sua qualidade atualmente.