Volkswagen e Porsche anunciam acordo conjunto
Volkswagen e Porsche, duas marcas alemãs cujas relações se estreitaram desde os primórdios de ambas as empresas, firmaram hoje um acordo que determina a criação do Grupo Automotivo Integrado Porsche-Volkswagen. Em outras palavras, as duas montadoras dividem ações entre si numa espécie de fusão. O acordo vai trazer mudanças na distribuição de investimentos de ambas as marcas, mas logicamente manterá a identidade de cada uma – não espere um Porschwagen.
A Porsche vem primeiro no nome, mas nem por isso é a mais importante. A fusão, na verdade, determina que a Porsche agora participa do Grupo Volkswagen, e não o contrário. O setor operacional de ambas as marcas, por exemplo, receberá um investimento de 50,1% da Porsche, enquanto este setor na Porsche passa a ser comandado pela Volkswagen a partir de agora.
Mesmo com a soberania da Volkswagen, a Porsche permanece contando com 32,2% do capital da Volkswagen. Parece confuso? Talvez fosse, se as marcas ainda estivessem teoricamente separadas. Agora, com a fusão que já foi comprovada e desmentida tantas vezes, os laços entre as marcas parecem menos estranhos.