Vauxhall sai na frente e revela o Adam
Por “existir” apenas no Reino Unido, a Vauxhall dificilmente se destaca por vender carros da Opel com volante do lado direito ou de origem australiana, da Holden. Mas desta vez ela não ficou pra traz, sendo a primeira a divulgar dados e imagens oficiais do Adam, flagrado sem camuflagens na semana passada.
Quando chegar ao mercado europeu, no início de 2013, o Adam terá que encarar modelos como MINI Cooper, Audi A1 e Fiat 500. Fica nítida a intenção quando o comparamos com os dois últimos. A Opel/Vauxhall diz que o Adam tem inspiração retrô, e o apresenta como uma opção de luxo e com a maior possibilidade de personalizações no segmento de compactos. O “teto flutuante”, que seria a possibilidade de escolher para o teto duas cores distintas da usada no resto do carro, não é tão novidade assim.
A combinação de cores também está presente no interior, que demonstra ter bons materiais. O sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas se destaca. Ele foi projetado para suportar novas fontes de mídia, como Bluetooth, além de smartphones com Android ou Apple iOS. O resto das parafernálias tecnológicas inclui LEDs no teto que imitam estrelas, Advanced Park Assist II capaz de mover o volante para estacionar, enquanto o motorista controla embreagem e freio, e volante aquecido, que também é opcional.
O Adam será oferecido em três versões: JAM ("moda/colorido"), GLAM ("elegante/sofisticado") e SLAM ("atrevido/esportivo"). A diferença entre elas abrange equipamentos, o visual e as rodas, que variam entre 16 e 18 polegadas, mas todas contam com controle de estabilidade, auxiliar para partida em aclives, airbags dianteiros, laterais e de cortina, freio ABS e cintos pré-tensionadores.
Os motores, em um primeiro momento, serão três ecoFLEX de quatro cilindros a gasolina, um 1,2-litro de 70 cavalos, além de dois 1,4-litro com 87 cv ou 100 cv, todos com câmbio manual de cinco velocidades com sistema Start/Stop como opcional.