Primeira Mão – Eis os novos Volkswagen Gol e Voyage
Publicado originalmente em 16/07/2012 às 2h30
Que Gol e Voyage sofreriam reestilizações, já era do conhecimento de todos. O lançamento deles acontece nos próximos dias 18 e 19, mas por termos varado a madrugada escrevendo, editando foto… você conhecerá agora as principais novidades deles em primeira mão.
A principal mudança no visual está na dianteira. As linhas seguem a nova identidade da Volkswagen, herdada do Scirocco. As linhas da dianteira são características. As linhas dos faróis – agora bi parábola – lembram as do Fox, Jetta e outros veículos da marca. Na traseira, no hatch, as lanternas lembram bastante o do Polo ausente em território nacional. Já o sedã parece ter buscado alguma inspiração no Jetta: as lanternas agora avançam também para a tampa do porta-malas. A disposição das luzes também foi alterada e foram incluídos retrorrefletores nos para-choques do hatch e do três volumes.
No interior, mudaram os difusores de ar, que contam com uma borda cromada. O console ganhou iluminação em vermelho, assim como o display central. A iluminação do velocímetro e conta-giros ganhou iluminação na cor branca, dada através de LEDs. A Volkswagen também adotou novos rádios para Gol e Voyage: o CD Player conta, também, com entradas auxiliares e USB. Quando equipados com sensores de estacionamento, estes exibem a silhueta do veículo – vista de cima – com uma barra se aproximando do veículo à medida que este se aproxima de um obstáculo.
Ainda há o sistema ECO Comfort, que com o carro em movimento, ou mesmo parado, exibe mensagens de como se dirigir de forma mais econômica. Estão presentes mensagens como “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor”; “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado” e se o ar-condicionado estiver ligado e os vidros estiverem mais de 20% abaixados a mensagem presente é “Ar condicionado ligado; fechar janelas”.
Entre os itens de série, estão presentes, desde a versão 1.0, itens como vidros dianteiros elétricos, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas além de limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.
Motores
Debaixo do capô, uma novidade importante: a adoção de um novo motor 1.0, agora denominado 1.0l TEC. Com o bloco derivado do antigo EA 11, a Volkswagen promete maior torque desde baixas rotações e menores emissões. A economia chega a 4% em relação ao bloco antigo. Quando abastecido com Etanol, o torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm e 76 cv a 5.250 rpm. Com o tanque cheio de gasolina, o o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm e a potência chega aos 72 cv a 5.250 rpm.
Já o motor 1.6 também recebeu mudanças para redução do atrito. As mudanças nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, contribuem para a redução de atrito, mantendo assim a vedação à passagem de óleo. As alterações permitem uma autonomia maior. Quando abastecido com etanol a potência do motor 1.6 tem torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm e chega aos 104 cv a 5.250 rpm. Com o tanque inteiramente abastecido com gasolina , a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm. O câmbio I-Motion é opcional para as versões topo de linha, somente com esta motorização.