Mais detalhes sobre o Fiat Punto 2013
Com lançamento marcado para acontecer entre os dias 20 e 22 o Fiat Punto 2013 já não tem mais muito a esconder. Justamente hoje quando o leitor Júlio Max Santos nos enviou imagens de unidades do modelo circulando por Teresina (PI) com placas cinzas (de Betim, diga-se) com frente e traseira – onde se concentram as novidades – protegidos, o amigo Marlos Vidal, do Autos Segredos, obteve os detalhes das versões do compacto após sua reestilização.
O Fiat Punto irá receber o mesmo visual do chamado Punto EVO, lançado na Europa no início do ano passado. Ele é reconhecido facilmente pela dianteira, onde se destaca a faixa preta do para-choque, que será preta nas versões Attractive e T-Jet e metalizadas para Essence e Sporting. Nela estão alocadas as setas, e os faróis de neblina, que são de série a partir da Essence, estão abaixo, agora posicionados mais ao centro. Por esta faixa, para-choque dianteiro e grade são novos.
Esta mesma faixa preta é vista na traseira, no novo para-choque. As lanternas também são novas e tem LEDs nas luzes de posição. Rodas são as alterações na lateral. As versões Attractive e Essence contam com novas calotas para as rodas de aro 15 e ainda novas rodas de liga leve de aros 15 e 16, respectivamente, como opcionais. Para a versão Sporting as rodas de liga leve aro 16 são de série e para a T-Jet são de aro 17 com detalhes contrastantes em preto e prata, as mesmas do Punto Abarth. As versões Sporting e T-Jet ainda contam com saias laterais de série. O T-Jet ainda carrega as pinças de freio na cor vermelha. Sporting e T-Jet contam com spoiler traseiro e ponteira de escapamento dupla que de segundo a marca aumenta o estilo de esportividade. O novo logo tem detalhes de cores diferentes para a Attratctive e Essence a cor é preta e para Sporting e T-Jet vermelha.
Motores não possuem grandes mudanças
O Punto Attractive mantém o motor 1.4 EVO que gera 85CV e torque de 12,4kgfm com gasolina e 88 CV 12,5kgfm quando com álcool. A Essence tem o motor 1.6 16V que rende 115CV e toque de 16,2kgfm com gasolina e como etanol passa para 117CV e torque de 16,9kgfm. Agora o Sporting será o único com o motor 1.8 16v, que tem 130CV e torque de 18,4kgfm com gasolina e 132CV e torque de 18,9kgfm com etanol. O T-Jet, cujo motor funciona somente a gasolina, tem 152cv e torque de 21,1kgfm. Para chegar aos 100km/h são necessários 8,3 segundos.
A versão T-Jet conta agora com a tecla DNA, que permite que o condutor altera a dinâmica do modelo. A “D”, de dinâmico, provoca respostas mais rápidas do comando do acelerador permitindo uma condução mais esportiva. A “N”, de normal, mantém as configurações usuais de condução. E por fim a “A”, de autonomia, indica ao motorista os momentos exatos de trocas de marchas, permitindo sempre o melhor consumo.
Fotos | Júlio Max Santos, Autos Segredos