Hyundai HB20: Novas imagens e detalhes do hatch compacto que enfrentará o Gol
Após a chegada do Gol reestilizado a Hyundai revela mais alguns detalhes e as primeiras imagens oficiais de seu novo carro, um compacto que foi desenvolvido mirando o hatch alemão líder de vendas no país. O nome do modelo da empresa coreana também foi revelado, será Hyundai HB20. A produção do modelo será feita em Piracicaba-SP, a partir do dia 20 de setembro deste ano, chegando às revendas 20 dias depois.
O carro estará disponível com motores 1.0 e 1.6, a exemplo do que ocorre no VW, e oferecendo opcionalmente uma transmissão automática para o motor 1.6. Os preços serão de R$ 28 mil para o 1.0 e R$ 32 mil para o 1.6. A versão automática custará R$ 39 mil, e já virá mais recheada. Além da carroceria hatch o carro terá versões sedã e crossover, a partir do próximo ano, o que fará a fábrica produzir 150 mil carros anuais em 2013.
De série o carro terá um importante item de segurança: o airbag duplo. Os freios ABS são opcionais. Para o lançamento do modelo haverá uma rede própria de distribuição (deixando de lado a CAOA), mas a marca não revelou muito à esse respeito para os jornalistas que testaram o carro em solo nacional, em unidades com disfarces no visual. O nome HB20 mescla o nome do projeto (HB) e i20, nome adotado em veículos compactos da empresa na Europa.
Como o alvo do carro é o Gol, ele apresenta porte semelhante ao VW. O acabamento encontra-se um pouco acima e deverá ser o melhor da categoria, já a suspensão será um pouco mais macia que no modelo da VW. O design do interior também será um diferencial do HB20, com linhas modernas que lembram outro modelos da marca, como o Elantra. O visual, de acordo com as imagens reveladas pela marca, será um ponto interessante do carro.
O motor 1.0 é um bloco três cilindros, utilizado também no Picanto, com ajustes para render 80 cv e toque de 10,2 kgfm quando abastecido com etanol. Além do desempenho satisfatório, o carro terá consumo reduzido. A versão 1.6 16v gera 128 cv com etanol e possui comando variável. O desempenho desta versão é elogiável.
Com caixa automática de quatro velocidades os números do 1.6 ficam mais contidos. Esta transmissão é, por questão de custos, a mesma que equipou Soul e Cerato, que o hoje possuem caixa de seis marchas. Apesar de tudo esta transmissão deverá fazer seu trabalho sem problemas, privilegiando o conforto.
O comportamento do carro é bastante elogiável. Inicialmente pensado em ser um meio termo entre Palio, macio, e a firmeza do Gol, o HB20 acabou se inclinando para o lado alemão, apesar de manter a sua maciez, necessária para as buraqueiras das nossas ruas, tornando-se um modelo confortável e estável. Se a Hyundai caprichar no marketing e preços os dinossauros Gol e Palio terão um sério problema pela frente.