Mercedes lança Sprinter 2012 no Brasil
A Mercedes está lançando no Brasil a nova geração da Sprinter. O comercial leve fabricado na Argentina chega em variantes furgão, chassis-cabine e van, com nova plataforma, nova família de motores e linhas muito mais interessantes que o da geração anterior, lançada por aqui em 1997 - o que vale para o exterior e, principalmente para o interior do veículo.
Os faróis retos deram lugar a um conjunto óptico maior, que avança em direção ao para-brisa, enquanto na lateral vincos marcantes acompanham as linhas das janelas e continuam em direção à traseira, influenciando até a forma das lanternas. A traseira também se destaca pelas formas dos grandes vidros.
Apesar de simples, como é de se esperar de um veículo comercial, o novo painel de instrumentos tem formas interessantes e melhor acabamento. Volante conta com comandos do rádio, e também se aproveita de regulagem em altura e profundidade. A alavanca de câmbio fica próxima do volante, agilizando as trocas de marcha, enquanto o quadro de instrumentos é completo. Entre os equipamentos de segurança presentes estão controle de estabilidade (ESP), ASR, freios ABS com BAS e EBV, além de tensionador do cinto de segurança.
Os novos motores são versões da família OM 651 LA biturbo de 4 cilindros, que será oferecido com 114 cv e torque de 28,5 mkgf de 1.200 a 2.400 rpm para a versão 311 CDI Street, enquanto as versões 415 CDI e 515 CDI contarão com variante de 146 cv, com torque de 33,6 mkgf entre 1.200 a 2.400 rpm. A transmissão é sempre manual de seis velocidades.
Ao todo, são 44 configurações, com peso bruto total (PBT) entre 3,5 e 5 toneladas e distâncias entre-eixos de 3,25, 3,67 e 4,33 metros. Os preços sofreram aumento entre 3 a 5%, partindo de R$ 79.505. A Mercedes ainda prepara rede de concessionárias exclusivas para o Sprinter, sendo a primeira unidade entalada em São Paulo (SP), enquanto outras sete devem ser abertas ainda em 2012, em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG).