Bowler e Land Rover estreitam suas relações
A marca Land Rover assinou um acordo de colaboração com a Bowler, fabricante britânico especialista em veículos off-road de competição, formalizando de uma vez a relação que as empresas mantêm há mais de uma década, permitindo a troca de experiências entre ambas.
As experiências que a Bowler adquiriu para que seus carros suportem desgaste extremo servirão de lição para os engenheiros da Land Rover que poderão inserir estes conhecimentos em futuros modelos. Ao mesmo tempo, a Bowler terá acesso facilitado a componentes, particularmente da engenharia de sistema de propulsão e de chassis, bem como do apoio técnico da Land Rover.
A Bowler utiliza, desde a sua primeira competição, em meados de 1980, tecnologia Land Rover em seus carros, sendo que os últimos modelos da Bowler, especialmente o EXR e o EXR S, utilizam o motor, o chassis e outros elementos do Range Rover Sport.
O Bowler EXR parte das £145.000 (cerca de ) mais impostos, e se enquadra nas especificações da FIA para a categoria T1, utilizando uma versão modificada do motor aspirado a gasolina V8 5.0 do Range Rover Sport, com uma potência máxima de 300 CV e 58,2 kgfm de torque, caixa manual de seis velocidades e diferenciais traseiros, centrais e na frente. Já o Bowler EXR S está equipado com uma versão modificada do motor sobrealimentado de 5.0 litros V8 do Range Rover Sport que produz 550 CV e torque de 70 kgfm, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (mesmo tempo do Mercedes C63 AMG Coupé Black Series) e de alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. A transmissão é automática de seis velocidades automática ZF de seis velocidades e ele ainda conta com o E-diff do Range Rover Sport.