Vazam fotos do Lamborghini Urus, a nova aposta da marca
O recente crescimento do interesse de marcas de luxo pelo segmento dos SUVs é notável. A Bentley já se arriscou, embora não tenha agradado a todos. O lançamento do Cayenne há quase dez anos, somado ao recente sucesso do Evoque, parece ter encorajado as montadoras sem tradição no segmento. A Lamborghini, que não investia há 30 anos em utilitários, já havia adiantado que o conceito se seu novo SUV estará no Salão de Pequim. Mas as fotos, felizmente, saíram antes.
O que temos nas fotos é um carro chamado Urus, nome em latim para o Auroque, ancestral do touro, extinto no século 17. Como todo Lamborghini que se preze, tem um nome inspirado em um touro (vide Aventador, Murciélago, Contach, e etc). A dianteira mescla linhas do recém-lançado Aventador com outras que lembram sutilmente o Cayenne.
O Urus parece uma mesclagem de diversos segmentos com um desenho típico de um SUV. E isso pode ser bom. A frente parece um Lamborghini qualquer com salto alto, enquanto a lateral até as portas traseiras lembram um SUV. Dali em diante, a protuberância dos para-choques que se prolongam das portas traseiras até a traseira parecem pertencer a um big foot. A traseira, no entanto, lembra uma fusão entre um notchback e um SUV.
Esta obra prima estará em Pequim apenas a caráter de conceito. Ele só deverá ser lançado em 2017, o que poderá permitir com que a montadora italiana possa esculpir o modelo de acordo com a evolução do mercado mundial. Presume-se que será equipado com um V10 de 575 cavalos e uma motorização híbrida, embora seja muito cedo para palpites. Dá até para conceituar uma versão conversível, seguindo os moldes da Evoque…
Por falar em moldes, o Urus mede na carroceria conceitual 5 metros de comprimento e 2 metros de largura. Será mais baixo que o Cayenne e mais leve que os outros modelos da marca. As imagens do interior adiantam soluções semelhantes às do Aventador, tais como a arquitetura da cabine e detalhes como a chave (um botão no console). Materiais utilizados na sua construção, como resina e filamento de carbono, deverão estrear primeiramente no próximo Sesto Elemento.
O Urus não é o primeiro utillitário da Lamborghini. O LM002 foi um jipe com características militares que foi vendido entre 1982 e 1993. Poucas unidades foram vendidas, mas o motor 5.2 V12, oriundo do Countach, era um atrativo do Hummer italiano. Mas é certo que a Lamborghini pretende obter vendas mais expressivas. E, se competir com o Cayenne, deverá ser um dos modelos mais baratos da marca.