Morre Ferdinand Alexander Porsche, o criador do 911
O austríaco Ferdinand Porsche criou o Fusca, seu filho Ferdinand Porsche, conhecido como Ferry, criou o 356 tentando fazer algo mais esportivo. Mas foi Ferdinand Alexander Porsche, filho de Ferry Porsche e neto de Ferdinand Porsche, quem idealizou e criou o 911, lançado em 1964, e que hoje é o ícone da Porsche. Ferdinand Alexander morreu hoje em Salzburg (Áustria) aos 76 anos.
Ter nascido como primeiro filho do fundador da Porsche, Ferry Porsche, o fez se envolver automaticamente no desenvolvimento de carros, porém, enquanto seu avô e seu pai foram os engenheiros, Alexander Porsche esteve mais envolvido com o design. Desde pequeno, ele ficava nas oficinas de desenvolvimento e construção de seu avô, Ferdinand Porsche.
Sua grande criação foi o 911, que começou a ser idealizado em 1959, quando a Porsche queria um modelo que pudesse suceder ao 356, e que fosse mais espaçoso e confortável.Daí surgiu o modelo 901, que seria apresentado no Salão de Automóvel de Frankfurt, em 1963. Ele mudou de nome e chegou ao mercado no ano seguinte. Até hoje, 48 anos depois, o 911 mantém suas linhas originais.
É dele também a autoria do 904 e do 804, utilizado em corridas da Fórmula 1 na década de 60. O pior é que quando tinha cerca de 20 anos Alexander Porsche abandonou a escola de design industrial em Ulm após um ano por professores duvidarem da sua capacidade de desenhar.
Ferdinand defendia o que ele chamava de "filosofia do bom design". Desde 1962 chefiando o design da Porsche, no início dos anos 1970 seu pai decide transformar a sua companhia para o âmbito público, fundindo empresas. Alexander aproveita para sair da Porsche e funda a Porsche Design.
Sua empresa começou desenhando cronógrafos. Com o passar dos anos, os desenhos alargaram-se para uma variedade de produtos, como óculos de sol, cadeiras, mobiliário de escritório e até mesmo cachimbos. Ele estava fora da instituição desde 2005, por problemas de saúde. Em sinal de reconhecimento, recebeu o título de presidente honorário do conselho de supervisão da Porsche, algo que a marca de automóveis tinha dado ao seu pai após a sua retirada, e que ocupou até à sua morte, em 1998, aos 88 anos.
Hoje Ferdinand Alexander Porsche entra para a história, junto com suas criações, deixando um legado, tanto para designer como para os apaixonados por automóveis.