Linha 2013 da RAM 1500 aposta na tecnologia sustentável
A RAM, outrora uma picape da Dodge, atualmente é uma marca do grupo Chrysler que foca nos veículos comerciais e utilitários. Obviamente, seu modelo símbolo é a picape de grande porte, que agora é chamada de diferentes nomes de acordo com a capacidade de transportar carga. Enquanto a 2500 desembarcou no Brasil há uma semana, a marca se encarregou de mostrar a versão 2013 da 1500 no Salão de Nova Iorque. O resultado foi uma picape bruta com alma tecnológica.
O exterior pouco mudou. É bem notável a presença de uma nova grade e de filetes de LEDs nos faróis dianteiros, mas a mudança está principalmente embaixo do capô e no interior. Em tempos de crise e consciência ecológica, a picape está mais econômica. Ganhou o motor 3.6 Pentastar, com 309 cavalos – com torque 13% maior e 34 kg as menos que o antigo 3.7 V6 –, que agora também está bem mais econômico, com melhorias de cerca de 20%.
Até a versão esportiva da picape, com o motor V8 5.7 Hemi, com 400 cavalos, ficou mais econômica e 13 quilos mais leve. A proporção de economia se mantém em 20% em relação à versão anterior, produzida até a linha 2012. Mérito, é claro, dos novos itens integrados ao portfólio da picape: uma transmissão de oito marchas, sistema Start & Stop (que desliga o motor quando este está em desuso, como em um semáforo, por exemplo, e que o liga assim que o acelerador é acionado), direção elétrica, suspensão a ar auto-ajustável e melhoras na aerodinâmica.
O interior mantém a soberanidade do estilo da carroceria, agora apelando para um luxo sóbrio somado ao lado tecnológico da tela de 8,4 polegadas integrada ao painel que dá acesso ao sistema de multimídia, também disponível no Journey, da Dodge, e no Freemont, da Fiat. Preços e consumos oficiais da 1500 2013 serão divulgadas pela RAM em uma data próxima ao do lançamento.