7 em 1 – Edição XIV
Esta semana o Salão de Nova York abriu suas portas, e as fabricantes apresentaram no evento a linha 2013 de diversos modelos; muitos só chegarão ao mercado no final do ano. Mas a única novidade que poderemos ver por aqui é a nova geração do Hyundai Santa Fe, que também substituirá o Veracruz.
Uma nova víbora
O Viper ressurgiu após quase dois anos fora das linhas de produção. Ele não é mais Dodge, mas sim SRT – a divisão de esportivos do grupo Chrysler –, mas não se pode dizer que está totalmente novo. A carroceria foi apenas modernizada, assim como a plataforma e o motor. Mas o interior exibe um luxo inimaginável para um esportivo norte-americano.
Um novo Chevrolet Impala
A Chevrolet buscou nas primeiras gerações do Impala a inspiração para a décima geração do modelo. Apesar de ser um dos modelos mais vendidos dos Estados Unidos, seu público é quase todo de frotistas e agora o objetivo é resgatar o consumidor comum com um carro mais moderno e luxuoso. Não seria nada mal se ele substituísse nosso Omega.
Hyundai Santa Fe muda totalmente
Após alguns facelifts o Hyundai Santa Fe mudou radicalmente. Além de estrear uma nova linguagem de design, agora terá a responsabilidade de substituir o Veracruz. Motores mais eficientes e interior de melhor qualidade são destaques. No entanto, só deverá dar as caras no Brasil em 2013.
Quase todas as versões do Palio já possuem HSD
Com apenas cinco meses de mercado, o Palio já é 2013. O que muda é que a versão 1.0 do novo Palio passa a vir da fábrica de Córdoba (Argentina) e todas as outras versões feitas em Betim (exceto a Fire) já sairão com airbag e ABS, itens que compõem o kit HSD.
Morre o criador do 911
Morreu no último dia 5 o criador do Porsche 911, Ferdinand Alexander Porsche. Neto de Ferdinand Porsche e filho de Ferry Porsche, Alexander nasceu envolvido com os carros da família. Não criou apenas o 911, mas também o 804 e o 904, seu favorito. Na década de 70 fundou a Porsche Design, que comandou até 2005.
Kia Optima chega ao Brasil – finalmente
A Kia finalmente lança o Optima no Brasil, com preços entre R$ 96.900 e R$ 106.900 e posicionado entre o Cerato e o Cadenza o modelo tem fortes rivais para enfrentar e entre suas armas estão os 180 cavalos do motor 2.4 16v e uma extensa lista de equipamentos, incluindo as belas rodas de 18 polegadas. A expectativa é comercializar 400 unidades mensais.
Uno é o carro mais vendido até agora
O fechamento das vendas de março resultou em algumas surpresas interessantes no ranking. As 284.166 revelam queda de 1,5% com relação ao mesmo período do ano anterior. Os hatchs tem agora um novo líder no acumulado do ano, que também é o veículo mais vendido em 2012, o Fiat Uno, que desbanca por enquanto o VW Gol. O Voyage fechou o mês como líder dos sedãs e modelos como Freemont, Sandero e March se destacaram positivamente.
Novo regime automotivo para 2013
O Governo Federal anunciará em alguns dias a totalidade do novo regime automotivo de maneira oficial, e o principal foco das mudanças está na nacionalização de peças e insumos, além de investimento em engenharia e pesquisa, sendo o IPI a moeda de troca, assim quem seguir o regime ganhará alguns pontos de desconto no IPI.