Primeira quinzena de março apresenta queda de 6,6% nas vendas
Fiat Uno, Ford Fiesta, Volkswagen Voyage, Fiat Freemont e S10 ganham destaque na primeira quinzena de março.
A primeira quinzena do mês de março apresentam rumo oposto quando comparada com a primeira quinzena do mês passado. Enquanto a primeira quinzena de fevereiro, houve um crescimento de 12,75% (o que não se manteve ao final do mês), a primeira quinzena de março apresentou queda de aproximadamente 6,6%. As comparações são feitas sempre em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto na primeira quinzena de março de 2011 foram vendidas 142.369, no mesmo período deste ano, foram apenas 132.935 emplacamentos.
Hatches:
Os hatches mais uma vez dominaram o Top 5 de colocações no ranking geral. Entre os compactos a liderança ficou com o Uno. O destaque da primeira quinzena passou o Gol por pouco menos de 1000 unidades. Líder, o Fiat fechou a quinzena do mês com 10.955 emplacamentos. Em 2º lugar, o Gol aparece com 9.973 unidades comercializadas. O Uno começa a tirar o sono do Gol, já que a diferença no acumulado do ano é de apenas 602 unidades. O Gol lidera com 47.616 e o Uno segue logo atrás com 47.014 emplacamentos. Em 3º lugar, o Fiat Palio agarrou, mais uma vez, a medalha de bronze e figura no ranking com 6.549 emplacamentos. O Fox/CrossFox aparecena quarta colocação com 5.893 unidades emplacadas. Fechando o Top 5, outra surpresa: o Ford Fiesta aparece logo atrás com 5.128, desbancando o Celta (9º no geral).
Sedans:
Entre os sedans, mudança também na liderança: A 1ª colocação ficou com o Voyage, que emplacou 4.045 unidades, e ficando em 6º no geral. Em 2º entre os sedans o Corsa Sedan/Classic alcançou a marca de 3.566 unidades emplacadas, descendo para a 8ª colocação no ranking geral. Logo em seguida, em 3º colocado, o Cobalt aparece no pódio e fecha a primeira quinzena do mês com medalha de bronze. Foram 2.919 unidades emplacadas, 10º no ranking geral. O médio Corolla, sempre bem colocado, emplacou 2.313 unidades. O suficiente para garantir o 4º lugar entre os sedans e o 12º no geral. Fechando o Top 5 entre os sedans, a Chevrolet aparece novamente. A bola da vez é o Cruze, que vendeu até mais que o Siena, e fechou o Top 5 entre os sedans com 1.826, ocupando o 14º lugar no ranking geral.
COMERCIAIS LEVES:
Pick-ups:
Entre os comerciais leves, nenhuma alteração. A Strada fechou a primeira quinzena do mês com 5.001 unidades emplacadas e manteve a liderança. A Saveiro continua na 2ª colocação, mas em um pelotão mais distante: foram 2.516 unidades emplacadas nesta em fevereiro. A 3ª colocação fica com a Montana, que vendeu 2.162 unidades. Na 4ª colocação, a S10 aparece com 1.146 emplacamentos. A nova geração da pick-up da GM parece ter dado fôlego de sobra à veterana. Fechando o Top 5, a Toyota Hilux aparece com 914 unidades comercializadas na quinta posição entre as pick-ups.
SUV:
Entre os SUV a liderança continua com o EcoSport. O Ford lidera entre os SUV com 1.341 unidades comercializadas, garante o 4º lugar no ranking geral entre os comerciais leves. Em 2º lugar, o Duster aparece logo atrás com 1.098 unidades comercializadas. O suficiente para um 7º lugar no geral. Em 3º luga uma novidade. O Freemont aparece com 896 unidades comercializdas, e chega a um 9º lugar no geral. O 4º lugar entre os SUV, fica com o Tucson. As 756 unidades emplacadas, garantiram um 10º lugar no geral. Fechando o Top 5, o CR-V apareceu com apenas 540 emplacamentos, ficando apenas em 15º entre os comerciais leves.
Marcas:
Já entre as marcas, a Fiat parece continua dando passos firmes para o que pode ser mais um ano na liderança. A montadora vendeu 31.776 novos veículos nessa primeira quinzena. O equivalente a 23,90% da fatia do mercado. Na segunda colocação a Volkswagen alcançou 28.113 (21,15% do mercado) e segue na vice-liderança. A Chevrolet ficou apenas com a 3ª colocação com 20.986 emplacamentos e 15,79% de participação. Em um grupo mais distante, Ford aparece em 4º lugar, com apenas 13.468 e 10,13% das vendas. Em 5º lugar, a francesa Renault aparece com 8.741 emplacamentos e 6,58% do mercado.
Fonte | Fenabrave