Novo Mercedes-Benz Classe A
Mercedes-Benz Classe A. Ao ouvir este nome esqueça a imagem daquele pequeno monovolume. A partir de agora lembre deste belo hatch exibido em Genebra e que chega com três fortes rivais pela frente. O visual é uma das armas deste modelo que apresenta uma ousadia não vista antes em um Mercedes.
As imagens revelam duas versões com grandes diferenças estéticas. A mais simples leva a cor azul na carroceria e já apresenta uma frente agressiva, a lateral tem belos vincos e a bela traseira completa muito bem um conjunto belo, equilibrado e que dará bastante trabalho aos rivais. O modelo cinza das fotos possui para-choques dianteiro e traseiro diferenciados, como se em uma versão esportiva, além das rodas e grade. Trata-se do A250 AMG Sport, uma das versões mais caras que será oferecida.
No interior predomina a cor preta, com materiais de boa qualidade e aplicações de fibra de carbono no painel. A iluminação dos instrumentos é vermelha. Os principais rivais deste novo Classe A são das conterrâneas Audi, com o A3, e BMW, com o Série 1. Além destes, a Volvo também entra no segmento neste mesmo Salão de Genebra com o V40. As dimensões do carro são contidas, com 4,2 metros de comprimento, 1,43 m de altura e largura de 1,78 m. A gama de motores a gasolina terá três opções, o 1.6 turbo com 115 e 156 cv (A180 e A200, respectivamente), além do 2 litros de 211 cv da versão A250, a cinza das imagens.
Com diesel temos o A180 CDI com um 2.0 turbo de 109 cv, o A200 CDI com 2 litros turbo e 136 cv, e o A220 CDI de 170 cv em um bloco 2.2 com turbo. Todas as versões possuem sistema Stop&Start de fábrica e possuem transmissão manual de seis velocidades, que pode ser trocadas por uma sequencial de dupla embreagem e sete velocidades. Haverá versões com tração integral 4Matic.
Haverão três níveis de acabamento, Urban, Style e AMG Sport. Entre os equipamentos disponíveis, de série ou não, estão os sistemas Attention Assist, Brake Hold, Hill Assist, Distronic Plus, alerta de objetos no ponto cego, reconhecimento de placa limitadoras de velocidades, sistema de estacionamento assistido, luzes de LEDs, câmera traseira, som Hi-Fi premium, ar condicionado Thermotronic e faróis bi-xenônio. Se bem posicionado no mercado sem preços acima dos rivais as chances de sucesso deste carrinho são enormes. Veremos o estrago que ele e o Volvo V40 fazem nas vendas de Audi A3 e BMW Série 1. Em setembro saberemos os preços e em seguida começa a comercialização na Europa.