Fiat Uno ultrapassa o Gol nas vendas parciais do mês e no acumulado do ano
O novo Fiat Uno foi lançado há quase dois anos, e desde que ainda estava em testes carrega a missão de tirar o Volkswagen Gol da liderança. E pelo visto ele andou fazendo o trabalho de casa. Já é o carro mais vendido no acumulado do ano, mas ele deve isso a seus cumplices.
Em relação às vendas de 2011 Uno e Gol andam com vendas bem abaixo da média (cerca de 23 mil unidades), uma perda que pode ser creditada aos recentes lançamentos entre os compactos, como os Nissan March e Versa, Chevrolet Cobalt e, principalmente, ao novo Fiat Palio.
O Palio é, certamente o grande culpado. Fechou 2011 na quinta posição nas vendas, mas com sua nova geração já alcançou a terceira, se aproveitando de uma queda acentuada nas vendas do Celta, e assiste de camarote a um embate com seu velho concorrente, que hoje não pode encarar por sua linha de montagem sequer ter capacidade para tal feito.
Ainda é muito cedo para dizer que o Uno irá atrapalhar o 26° ano de liderança do Gol nas vendas, mas com uma vantagem de 1.636 unidades neste mês (até o dia 20) e 52 unidades no acumulado do ano, já coloca o compacto teuto-brasileiro em estado de atenção. Ao menos o Gol tem uma reestilização por vir junto com a versão duas portas, o que poderá ser uma arma para alavancar suas vendas. Difícil é saber quanto será lançada, pois sua linha 2013 já está nas lojas… E mais novidades chegarão para “pôr lenha na fogueira”.