Oficial: Volvo V40
Após ter sido revelado na semana passada e ter visto todas suas imagens circulando na internet neste último final de semana, o Volvo V40 se apresenta ao mundo de forma oficial, uma semana antes do Salão de Genebra. A novidade é a grande aposta da fabricante escandinava para concorrer no segmento dos hatches médios na Europa, mesmo que seja uma perua. Culpa do design?
A fábrica de Ghent, na Bélgica, encerrou a produção dos S40 e V50 para dar início a produção da nova geração do V40, criado sobre uma nova variação da plataforma C1 da Ford, que por sua vez é usada por C30, C70 e os já aposentados S40 e V50.
A Ford também está presente nas opções de motorização. A fabricante norte americana fornece seu 1.6 turbo (EcoBoost) nas variantes de 150 e 180 cavalos, que estarão presentes em versões intermediárias do V40. A mais acessível conta com um motor diesel de 115 cavalos, mas também haverá opções diesel com 150 e 180 cavalos. O mais potente, no entanto, é o 2,5 Turbo T5 de cinco cilindros e 254 cavalos, capaz de levar a suposta perua aos 100 km/h em 6,7 segundos. Uma versão híbrida está prevista no projeto.