Mitsubishi pode passar sua fábrica na Holanda à BMW
O mercado Europeu está em clima de recessão, e isso já fez emitir um sinal de alerta em algumas montadoras, como a Mitsubishi, que viu suas vendas passarem de 340 000 em 2007 para 218 000 unidades em 2011, e isso fará com que ela deixe de produuzir na Holanda.
Desde 1991 surgiu a NedCar Holanda, uma joint venture entre a Mitsubishi, Volvo e o governo holandês, mas desde 2001 a Mitsubishi é a única proprietária da unidade, que hoje produz o Colt e o Outlander. No entanto o Colt deixará de ser produzido por lá no final deste ano, e a fabricante japonesa acaba de anunciar que será inviável produzir um novo modelo na fábrica a partir de então.
A planta da NedCar emprega 1.500 trabalhadores, e produziu apenas 50,000 veículos em 2011. Este é apenas um quarto da sua capacidade máxima anual, de 200 000 unidades, e menos de 5% da produção anual da Mitsubishi, de 1,1 milhão de unidades. Por isso a Mitsubishi deverá encerrar sua produção na fábrica ainda em 2012, encarregando as fábricas japonesas e tailandesas de abastecer a Europa.
BMW já está de olho
A Mini tem suas limitações no que diz respeito a linhas de montagem. O Mini Coutryman, por exemplo, tem sua produção terceirizada: ele é fabricado pela Magna Steyr na Áustria, junto com carros de outras fabricantes, como o Peugeot RCZ, por exemplo. Segundo a AutoWeek e a Radio 1 holandesa, BMW estaria disposta a ficar com a fábrica da NedCar. Algo a se confirmar.