GM anuncia a construção de uma fábrica de transmissões em Joinville (SC)
Enquanto a fábrica de propulsores segue em construção na cidade catarinense de Joinville, a GM anunciou um outro investimento – este de R$ 710 milhões – na cidade. Agora, a marca irá incluir ao mesmo complexo da fábrica de motores uma planta que produzirá transmissões. Enquanto a primeira deverá entrar em operação até o ano que vem, a fábrica de transmissões começará a funcionar em 2014, com a produção de uma transmissão de seis velocidades de alta eficiência e torque.
Esta transmissão será aplicada em vários modelos da marca no Brasil. Metade da sua produção será destinada ao mercado interno, e a outra metade será exportada para o continente europeu. A nova fábrica diminuirá as importações e gerará 350 empregos diretos, ocupando, no total, um terreno de 50 mil metros quadrados. A previsão é que o faturamento anual gire em torno de R$ 200 milhões.
Embora não se saiba se a produção focará em caixas manuais ou automáticas, isso poderá significar a nacionalização das transmissões do Cruze e até mesmo a inclusão desta nova transmissão em outros modelos mais baratos da marca. Esse polo tecnológico da GM realmente aponta um novo horizonte da gravata dourada, que esteve em completo abandono nos últimos anos no Brasil.