Toyota NS4 traz o que a marca tem de melhor em tecnologia e design para Detroit
A Toyota, de fato, está precisando renovar sua identidade visual. O Corolla, por exemplo, é um bom exemplo disso, mesmo com a reestilização realizada no ano passado. Apesar disso, a marca tem tentado inovar esses estilos. O novo Camry norte-americano é um meio-termo entre o atual estilo da marca e um novo estilo de design, que poderá estrear no novo Auris. Para divulgar suas novas linhas, a marca criou o conceito NS4, que está em Detroit.
Os princípios tomados pelos designers na Toyota foram de que a marca adquirisse uma imagem mais passional e emocional durante uma compra. Em outras palavras, deixar de lado a imagem de sedans tradicionais para inovar e surpreender. Isso pode lhe passar a sensação de um déjà-vu, e é verdade: é só lembrar da passagem da sétima geração do Civic para a oitava. O sedan deixou de ter um design tradicional para se tornar mais agressivo e esportivo, combinação perfeita que gerou uma explosão de vendas.
O NS4, além de apresentar uma nova identidade visual da Toyota, também faz papel de um veículo hi-tech, que apresenta diversas tecnologias futurísticas que podem se tornar realidade na indústria automotiva nos próximos anos. A principal delas são os comandos touch-screen, que permitem controlar várias coisas desde o ar-condicionado até o acendimento dos faróis, diminuindo o tempo do motorista e evitando contorcionismos no interior do veículo. Os bancos são ondulosos e o sistema do veículo memoriza as preferências do motorista, algo medianamente utilizado atualmente. O sistema foi desenvolvido por grandes empresas tecnológicas como a Intel e a Microsoft.
As soluções que parecem ser mais imediatas estão nos vidros, que receberam um design especial para evitar o acúmulo de água, assim como filtros contra os raios solares. Além disso, há também um novo sistema de segurança semelhante aos utilizados pela Volkswagen que interferem na velocidade do carro caso a iminência de um acidente seja constatada. Para isso, câmeras e radares instalados no carro permitem que ele seja freado ou desviado de qualquer obstáculo no caminho, que pode ser um carro ou até mesmo uma pessoa. O conceito também vem com faróis direcionais, algo já “popularizado” entre os carros premium atuais e alerta de pontos cegos.
Já o seu design marca desde os faróis duplos, com um longo filete aparentente de LEDs acompanhado de uma lente em ambos os lados, até a traseira, agressiva e com lanternas finas, que garantem uma elegância e esportividade que os sedans atuais da Toyota não têm (embora, convenhamos, eles sejam elegantes em sua maioria).
Um detalhe que também vale ser ressaltado é uma linha em “V” que vai desde um farol ao outro, passando pela tomada de ar do para-choque. Uma solução interessante e ousada, que certamente será aplicávem em sedans grandes. Os faróis lembram, de longe, um Mustang (relativo à lente inferior) e o novo Camry de determinados ângulos. Não há grade, muito provavelmente pelo modelo ser um híbrido plug-in, muito provavelmente com a mesma tecnologia do Prius plug-in. Mesmo assim, tudo pode ser esperado vindo da Toyota, que há muito promete uma reforma estilística.
Por enquanto, não há previsão para um modelo ser lançado com esse novo design, mas é bem provável que a nova geração do Corolla, programada para ser lançada em 2014, conte com o novo estilo. E, se o Auris for o precurssor do design do novo Corolla como se presume, ele deverá ser o primeiro com as novas linhas, mesmo tendo um Etios feelings em sua dianteira. Pode ser apenas o disfarce… Corollistas, comecem a roer as unhas!