Hyundai começa a dar seus próprios passos no Brasil com a fábrica em Piracicaba
A matriz sul-coreana da Hyundai começa a administrar, de forma gradual, as atividades da marca no Brasil. Representada no Brasil pela CAOA desde 1999, a Hyundai, de acordo com o site Carsale, está tomando o controle de diversas atividades da empresa no Brasil. A chave para isso é a fábrica de Piracicaba, que será inaugurada oficialmente em novembro deste ano.
A fábrica foi financiada pelos sul-coreanos, ao contrário da fábrica de Anápolis, em Goiás, que foi construída pela CAOA. Mesmo assim, elas conviverão juntas, e a administração brasileira em Goiás permanece. Por lá, continuarão sendo montados o Tucson, o HR e o caminhão HDC.
Na fábrica de Piracicaba, será fabricado o novo hatch da Hyundai, chamado por enquanto de HB. Ele já foi testado por diversas revistas repleto de disfarces. O modelo tem o seu destaque devido ao fato de ser inteiramente projetado para o Brasil pelos sul-coreanos. Afinal, um projeto novo e provavelmente de qualidade não é para qualquer país.
Isso explica o fato de 80% da fábrica já foi construída, mas a data da montagem das unidades definitivas estar programada para novembro. A explicação é que, por ser um modelo inteiramente novo em um âmbito mundial, diversos testes na linha de montagem deverão ser feitos.
Para tantas novidades, a Hyundai notou os problemas já conhecidos das autorizadas brasileiras e anunciou que irá intervir nos processos de atendimento, pós-venda e de identidade dos modelos, para que a rede como um todo possa ser modernizada. Isso tudo de forma conjunta. Ou seja, nada mais de “novíssimo i30” ou artimanhas semelhantes.
Como tudo gira em torno do novo hatch da marca, ela já prepara um sedan compacto derivado do modelo para 2013 e um SUV nos moldes do Duster para 2014. Seu lançamento está previsto para o Salão do Automóvel de 2012, em São Paulo. O estande seria compartilhado entre a marca e o grupo CAOA. O hatch deverá contar com motores 1.0 e 1.6, os mesmos do Kia Picanto e Kia Soul, respectivamente.
Exclusividade para o Brasil, fábrica própria, atuação da Hyundai, mais competição entre os nacionais e, portanto, incentivo à melhoria dos carros brasileiros, sem IPI elevado, lançamento oficial em um Salão nacional… Quer mais? Tomara que ela traga também outras opções diferentes da ditadura preto e prata da CAOA.
Com informações do Carsale
Enquanto isso…
A Kia também pretende abrir uma fábrica no Brasil. José Luiz Gandini, representante da marca coreana no país, disse que há a possibilidade da marca abrir uma fábrica no Brasil, considerando o aumento do IPI e o fato do Brasil ser o terceiro maior mercado da Kia no mundo. Os modelos, muito provavelmente, seriam os mais vendidos pela marca, como o Kia Soul, que já chegou a custar R$ 49.900 em promoções anteriores ao aumento do imposto de veículos importados, Picanto e Cerato.