Effa reestiliza modelos e anuncia fábricas no Brasil
A Effa Motors levou para a Fenatran, que acontece até o próximo dia 28 em São Paulo sua nova linha de veículos comerciais fornecidos pela chinesa Hafei. Entre eles estão a Picape Start L (nas versões cabine simples e dupla) e a Van Start, que chegam agora reestilizados. Durante o evento a empresa anunciou uma linha de montagem no Brasil que já entrará em operação no ano que vem.
Agora utilitários pequenos tem faróis maiores e nova grade dianteira. A importadora ainda garante que o acabamento está melhor. A Picape Start L Cabine Dupla teve sua capacidade ampliada de 750 kg para 940 kg (carga + ocupantes) na nova versão. O mesmo aconteceu na nova Van Start, que agora pode carregar 605 kg de carga, contra 570 kg da versão anterior. O motor é o mesmo 1.0 litro que desenvolve 46 cv de potência (a 5.000 rpm) e 7,4 kgfm de torque (a 3.500 rpm). Os preços ficam em R$ 27.000 para a Picape Start L Cabine Simples, R$ 30.500 para a Start L Cabine Dupla e R$ 31.500 para a Van Start.
A Effa também apresenta o N601, um caminhão leve com capacidade de três toneladas produzido pela marca Jiangling Motors Corporation (JMC). Ele custa R$ 59.000 e conta com cabine escamoteável, que facilita o acesso ao motor, travas elétricas, ar-condicionado, direção hidráulica, espelho retrovisor interno anti-ofuscante, vidros elétricos, rádio com CD player e barras de proteção contra impactos laterais. O motor é um Isuzu 2.8 Turbo Intercooler que entrega 115 cv de potência (a 3.600 rpm) e 28,5 kgfm de torque (a 2.000 rpm). A transmissão é manual, de cinco marchas.
Fábricas no Brasil
Representante das marcas Effa e Lifan, o Grupo Effa, decidiu iniciar a produção de seus veículos no Brasil no primeiro semestre de 2012 em fábrica própria localizada em Manaus, AM, abandonada há dois anos por problemas de logística. Está confirmado que ela começa a produzir no ano as duas versões da Picape Start. Mais tarde a empresa planeja a construção de mais uma fábrica, dessa vez para produzir o hatch compacto M100, que no ano que vem será reestilizado.