Volkswagen lança Tiguan 2012
Até o Tiguan se rendeu à nova identidade visual da Volkswagen. De cara nova, a linha 2012 do SUV compacto chega ao Brasil mais caro por causa de sofrer com o IPI “diferenciado” para importados, mas nem tanto. Antes oferecido com preços que partiam dos RS 100 mil, agora o Tiguan tem preço sugerido de R$ 110 mil. Não está tão mais caro pelo fato de a Volkswagen ter absorvido parte do aumento.
As linhas estão mais modernas, graças. principalmente a frente, com grade enfeitada frisos cromados duplo e novos faróis retangulares – que opcionalmente podem receber xênon e LEDs, além das novas lanternas, que ficaram retas, como visto no SpaceFox. A lateral, em suma, é a mesma, mas há novas saias e rodas aro 17”.
O interior prova que o Tiguan passou apenas por uma reestilização. É basicamente o mesmo das unidades que desembarcaram por aqui desde que foi lançado, em 2009. As novidades são: o volante – do Passat, velho conhecido –, o quadro de instrumentos e o CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Navegador é opcional. Os bancos possuem um revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, em preto, cinza ou bege. Opcionalmente eles podem ser totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege.
O motor ainda é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm, me mantém sua sociedade com câmbio automático de seis marchas Tiptronic (com aletas para troca atrás do volante) que, em conjundo com a tração 4×4 integral 4Motion, distribui a força às quatro rodas. Esse conjunto ele leva o SUV a 100 km/h em 8,5 segundos e permite uma velocidade máxima de 207 km/h.
No quesito continua o Tiguan se sai bem, trazendo de série seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina), freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração, bem como o sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro. Há ainda detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.
Outros equipamentos de série:
Retrovisor interno com escurecimento automático, acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade, freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus.
Opcionais:
· Kessy : além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.
· Park assist II : sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais.
· Radio RNS315 com sistema de navegação integrado
· Faróis Bi-Xenon com LEDs
· Bancos em couro com ajuste elétrico (assento do motorista)
· Rodas de liga-leve 18”
· Teto solar elétrico panorâmico