smart divulga fotos do conceito forvision, que adianta as linhas da nova geração do fortwo
A smart divulgou imagens de seu conceito para o Salão de Frankfurt, que abre as portas no dia 13. Trata-se do forvision, que apresenta soluções para o futuro da indústria automobilística e adianta alguns detalhes para a nova geração do fortwo, que deverá ser lançada na Europa em 2012. O modelo não dispensou o desenho amigável, desta vez, lembrando até um brinquedo. Apesar de futurista, ele preserva muito das linhas do fortwo, especialmente em relação à carroceria. Outros detalhes, como o desenho das lanternas e faróis, no entanto, são totalmente novos.
Os faróis do forvision são redondos, enquanto as lanternas continuam sendo redondas, porém, únicas em cada lado da traseira. Tanto os faróis como as lanternas agora são de LEDs. As portas tem linhas agressivas em direções opostas, fazendo com que a porta pareça um pedaço de papel amassado. A maçaneta “surge” da carroceria. Outro detalhe interessante é o teto, que parece ter vários “furos”, que são usados, na verdade, para armazenar energia solar para o motor elétrico – e isso é tudo que se sabe sobre o motor até agora.
Tudo no conceito, projetado em parceria com a Basf, empresa do setor químico e do fornecimento de tecnologias inéditas, foi feito para que ele pesasse o mínimo possível. As rodas, por exemplo, são feitas de plástico e pesam 3 kg a menos do que as rodas de liga leve, além da carroceria, reforçada nas portas e no habitáculo pela fibra de carbono epóxi. O material é 50% mais leve que o aço e 30% mais leve que o alumínio. Isso tudo deve garantir ao forvision uma autonomia talvez superior à do smart fortwo ED, que é híbrido e pode fazer até 120 km no modo elétrico.
A tração do modelo é traseira. Esta novidade está sendo desenvolvida em conjunto com o Grupo Nissan – Renault, e deverá equipar também a nova geração do Twingo. É certo que o forvision inspirará a nova geração do fortwo. A atual, lançada em 2007, continua nova até hoje, principalmente com o face lift da linha 2011. Mas, se levar a maioria dos recursos tecnológicos do conceito, será ainda melhor. E mais smart.