Audi A2 Concept adianta linhas e conceitos da nova geração do compacto
Além do Urban Concept, do S6, S7, S8 e do A8 Hybrid, a Audi prepara também outra novidade para o Salão de Frankfurt: o A2 Concept. O conceito adianta um possível novo A2, que se situaria, claro, entre o A1 e o A3. O A2 foi um hatch vendido pela Audi até o ano passado, com características de um monovolume. Tinha como principais atrativos o espaço interno e o design diferenciado. Desta vez, a Audi aposta no aproveitamento do espaço interno. O design é fortemente inspirado no A1, mas trás tecnologias novas.
Uma delas, por exemplo, são os faróis e lanternas que usam um novo tipo de lanterna LED. Essa tecnologia se chama raio de matriz, e conta com um conjunto de LEDs com microrefletores que criam feixes de lasers sem ofuscar outros motoristas. Outra tecnologia interessante são as luzes de freio, que são ajustadas de acordo com a intensidade de uma freada.
O interior é bem futurista, usando acabamento de alumínio e painel no estilo “touch”, sem botões ou controles tridimensionais, além de materiais diferenciados como polierutano e polyester reciclado. Na traseira, há dois bancos individuais e um espaço que, no conceito, serviu para acomodar uma bicicleta inteira (com a roda dianteira virada), algo difícil na maioria dos carros vendidos. O A2 aposta na versatilidade do interior, sem que seja necessário ter um grande SUV para isso.
O A2 tem 3,80 metros de comprimento, 1,69 metros de largura e 1,49 m de altura, um pouco maior que o A1 (que ganhará uma versão um pouco maior, a Sportback, em breve). O possível retorno do A2 deve acontecer em 2012. Não há informações sobre motorizações, mas rumores – ainda desencontrados – apontam para motores a combustão, elétricos ou híbridos com modernos sistemas da Wankel. A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8… Falta, agora, o A9.