Infiniti JX Concept é apresentado na Califórnia
Depois de diversos teasers, a Infiniti finalmente revelou imagens do conceito JX por inteiro. Ele foi apresentado no evento Pebble Beach Concours d’Elegance, na praia Pebble Beach, na Califórnia. Os conceitos adiantam as linhas do SUV de sete lugares, que utilizou vários elementos estilísticos, como o da escultura fluida, utilizada na maioria dos Hyundai (notavelmente no i40). A versão final será apresentada no Salão de Los Angeles, no final do ano.
A grade lembra a do Infiniti, mas tem suas extremidades arredondadas, portanto, “fluidas”. As lanternas também lembram um Hyundai. No geral, é um carro que atrai atenção por onde passa, mas sem deixar o lado familiar de lado. É por isso que ele tem três fileiras e sete lugares. Por lá, carros familiares nem sempre são “comuns”, vide o caso da Toyota Sienna, por exemplo.
A versão final contará com várias tecnologias interessantes, como a segunda fileira, que pode dar espaço para a passagem dos passageiros da terceira fileira mesmo que uma cadeira de criança esteja instalada nela (cuja facilidade pode atrar muitos consumidores), o sistema “Backup Collision Intervention”, onde os freios do JX são acionados automaticamente quando os sensores de estacionamento notam um objeto atrás do veículo em marcha ré e um sistema interativo que ajustará seu calendário a ele, tornando a vida a bordo mais familiar no sentido de estar em casa.
Todas estas tecnologias não foram incluídas a toa: o JX é um carro novo, criado pela Infiniti para atuar no segmento de SUVs com três fileiras e sete lugares, segmento este que vem crescendo bastante nos Estados Unidos. Portanto, para alcançar boas vendas, a Infiniti investiu em argumentos para a compra (a própria Infiniti diz que pretende abalar o segmento com o JX). O motor que equipará o JX provavelmente será o 3.7 V6 da Nissan, e o câmbio, certamente um CVT.
Todavia, os interessados terão que esperar até 2012, quando o SUV será lançado. Espera-se que suas vendas iniciem logo no primeiro semestre, já que sua versão final será exposta em LA. Por enquanto, presume-se que o JX seja produzido na fábrica da Nissan na cidade de Smyrna, no estado do Tennessee, EUA, para atender à demanda do mercado norte-americano.