Fiat 500 2012 custa a partir de R$ 39.990
Um dos maiores problemas do Fiat 500 por aqui foi seu preço. Ele chegou em 2009 custando a partir de R$ 62.870. Para comprá-lo dois requisitos: muita coragem e muito estilo, fora o dinheiro… Na linha 2012 ele passa a vir do México, e com isso não recolhe o imposto de importação de 35%. Resultado: agora a versão mais barata (e que promete responder por boa parte das vendas) é a nova Cult, com motor 1.4 EVO Flex, que custa a partir de R$ 39.990. E vai muito além de “completo”.
Desde a versão de entrada o modelo traz rodas de liga leve de 15 polegadas, freio ABS, airbag duplo, controle de estabilidade, controle de tração e Hill Holder, banco do motorista com regulagem de altura, faróis com regulagem elétrica, direção elétrica, sistema isofix para fixação de cadeirinhas, rádio com CD e MP3, vidros e travas elétricas, ar-condicionado manual, e volante com regulagem de altura. Os únicos opcionais são o pacote Convenience 1 (R$ 850), composto por piloto automático, volante multifunção em couro e sistema Blue&Me, e Sport (R$ 3.100) composto apenas pelo sistema de som Bose e teto solar elétrico.
Pode-se dizer que agora o 500 é um carro de imagem popular – com risco que deixar o potencial comprador de um Uno completo em dúvida. A versão Cult, aliás, usa o mesmo motor 1.4 8v EVO de 88 cv e 12,5 kgfm de torque, que de forma inédita pode ser associado ao câmbio automatizado Dualogic (com preço subindo para R$ 42.980).
O motor 1.4 Flex foi providenciado para o brasileiro, mas as outras modificações feitas no 500 surgiram para atender às normas e gostos norte-americanos: como a inclusão de piscas nos paralamas (chamados side marks),modificações estruturais para melhorar o desempenho em impactos, a suspensão possui novas mols e amortecedores e melhor conforto acústico.
E as outras versões?
Sport Air 1.4 16V MultiIAir – R$ R$ 48.800
O Sport ainda conta com para-choques esportivos, airbags laterais, piloto automático, rodas de 16 polegadas, faróis de neblina, freios com pinças vermelhas, saias laterais, spoiler traseiro, bancos parcialmente em couro e volante em couro, fora o novo motor 1.4 16v MultiAir de 105 cv e 13,4 kgfm de torqueque pode se associar ao câmbio automático, elevando o preço para R$ 54.800.
Lounge 1.4 16V MultiIAir Automático - R$ 58.990
Com rodas são mais sóbrias, e visual semelhante ao do antigo 500 Lounge o modelo se difere por tem frisos cromados, retrovisores externos cromados e bancos com acabamento todo em couro, bem como o pomo do câmbio. Seu motor também é o 16v, mas está disponível apenas com câmbio automático de seis marchas da japonesa Aisin.
Prima Edizione 1.4 16V MultiIAir Manual – R$ R$ 50.400
Para comemorar o relançamento do 500, a Fiat criou a série especial Prima Edizione, limitadissima a500 unidades numeradas. Elas serão oferecidas apenas nas cores vermelha, cinza e branca, sempre com interior cinza. Um logotipo estampado nas laterais e nos bancos identifica a série, junto a costura dos bancos em vermelho, rodas pintadas de preto e spoiler da mesma cor na tampa traseira.