10 carros que você talvez não conheça
Certamente, em um país grande como o Brasil que possui um mercado que, apesar de recente, teve a participação de várias montadoras, há carros desconhecidos por muita gente rodando país afora. A coluna desta sexta-feira aponta 10 carros que você talvez nunca tenha ouvido falar, mas que em algum momento, desde o primeiro carro do Brasil, um Peugeot pertencente a Santos Dumont (de acordo com vários historiadores), até hoje, foram comercializados no país.
Vale lembrar que a lista foi baseada nos conhecimentos populares, mas não se surpreenda se você não conhecer algum carro da lista. E talvez conheça todos. Não é fácil reunir carros que pouquíssimos conheçam, principalmente o Brasil, com mercado (principalmente estrangeiro) recente e muitos apaixonados por carro. Portanto, a lista possui veículos de diversas épocas para atender a vários aspectos. Boa leitura!
1 – Grancar Futura
Espere. O que é Grancar? Quando surgiu? Por que o nome Futura? Por que é idêntica à Renault Espace de 1984? A Grancar foi uma rede de concessionárias da Ford em São Paulo, que, em parceria com o projetista Toni Bianco, utilizou a Grancar Design como responsável por criar a minivan. A ideia foi, de fato, copiar a inovadora Espace, de tal forma que fosse possível baratear a produção e trazer as suas soluções a bordo.
A Futura foi lançada no Brasil em 1990, seis anos depois da Espace na Europa, e contava com itens futurísticos como o ângulo obtuso do para-brisas e bancos giratórios. Vendeu poucas unidades, mas vale considerar que não era um veículo de série, e chegou a fazer frente à importada Chevrolet Lumina MPV.
2 – Fiat Oggi
Talvez o mais conhecido entre as listas dos menos conhecidos, o Oggi foi o sedan do Fiat 147, lançado em 1983. Seu lançamento um tanto tardio foi a causa do número baixo de vendas, além da forte concorrência por parte do Voyage e do Corcel. Em 1985, era lançado seu sucessor, o Prêmio, derivado do Uno (que, por sinal, foi o substituto do 147). Teve 20.419 unidades vendidas.
3 – Gurgel Itaipu
O Brasil já teve um carro elétrico. Espantou-se? Montado em 1974, o Itaipu teve poucas unidades vendidas, e seu nome foi dado em homenagem à Usina Hidrelétrica homônima. O sistema não era tão moderno quanto os motores atuais, mas garantia 0 emissões de CO² na atmosfera.
4 – Fiat Coupé
O Coupé foi um esportivo projetado pela Fiat na década de 1990. Ele chegou ao Brasil oficialmente em 1995, e chamava muita atenção pelo seu design diferenciado, que remetia a uma Ferrari de imediato. A dianteira esportiva e a traseira com duas lanternas de cada lado marcou a linha de modelos no Brasil. Apesar de chamar a atenção, sua identificação é discreta: um pequeno logo da Fiat no capô. Tirando isso, não lembra em nada um italiano convencional…
5 – Citroën AX
Pequeno hatch da Citroën, apropriado para as estreitas ruas europeias, foi vendido aqui durante algum tempo, via importação independente. Seu design peculiar e diferenciado chama atenção quando um deles passa pela rua, mas sabe-se que poucas unidades foram vendidas.
6 – Suzuki Swift Sedan
O Swift foi um hatch vendido no Brasil que simbolizou os importados no mercado, pelo seu preço razoavelmente acessível e pelo tamanho, que atraía a jovens. Seu design diferenciado também chamava atenção. Apesar disso, sua versão sedan nunca foi tão famosa, muito provavelmente pelo seu design mais diferenciado.
7 – DKW Fissore
O sedan da marca é pouco conhecido devido ao fato de que os modelos mais acessíveis foram os mais vendidos, como a perua da marca, que é reconhecida como o primeiro carro a ser produzido em série no Brasil, em 1957 (apesar da produção da Romi-Isetta ter começado em 1956, tal fato deve-se ao Governo não considerá-la um carro). Seu porte lembrava muitos sedans europeus.
8 – Ford Escort Guarujá
Talvez pelo Escort MK4 ter sido tão vendido e popularizado no Brasil, esta versão tenha passado em branco. Se você passar por um Escort quatro portas, pós 1990, estará diante da rara versão Guarujá, que em geral, era vendida com vários opcionais e com quatro portas, diferente das outras versões. O Escort só veio retornar com as quatro portas com o Escort Sedan, em 1998. Outra versão rara foi a Formula, limitada a pouco mais de 1000 unidades, com ajuste elétrico dos amortecedores.
9 – Geo Metro
Hatch baseado no japonês Swift, foi vendido pela Geo, montadora de baixo custo da GM, para ser um veículo de fácil acesso na Europa e em outros países. O modelo provavelmente foi vendido no Brasil através de importadoras independentes, e algumas unidades suas podem ser encontradas, além de sua versão sedan e o jipe Tracker (não por acaso, baseado no Vitara).
10 – Daihatsu Cuore
O último veículo da lista é o Cuore, que é um kei-car. Um kei-car é um carro projetado para o mercado japonês, onde quem compra um carro precisa declarar ter uma vaga fixa em sua residência. Os que não têm apelam para estes modelos, que são exceção à Lei, pois devem ter até 660 cilindradas e medidas específicas. No Brasil, foi oferecido na década de 1990. Quem já jogou GranTurismo 2, provavelmente, deve lembrar deste pequeno hatch com 60 cavalos de potência… Ou não, se você foi um daqueles jogadores que optava sempre por aquele que tinha mais de três dígitos de potência.
Observação:
O carro que ilustra o início deste texto é o Golf MK4 conversível. Sua peculiaridade surpreende a muitos até hoje, por ter a traseira do antigo MK3 com a frente do MK4, gerando uma sensação um tanto estranha principalmente os brasileiros, que nunca tiveram o modelo a venda oficialmente.